Enquanto pregão não acontece, Consórcio PróUrbano segue expondo seus anunciantes
Desde a denúncia do vereador Marcos Papa sobre a exploração ilegal de publicidade em pontos de ônibus de Ribeirão Preto, a situação permanece inalterada em diversos locais da cidade. Apesar disso, a Transherp, responsável pelo trânsito e transporte público municipal, lançou edital para licitar estudos de viabilidade técnica e financeira da exploração publicitária nos abrigos de ônibus.
Licitação e Potencial Econômico
A licitação, segundo o superintendente da Transherp, Antônio Carlos de Oliveira Jr., ocorrerá após a conclusão dos estudos que avaliarão o potencial econômico dessa exploração. A expectativa é que a concessão do direito de exploração da publicidade gere receita para o município. Oliveira Jr. afirma que os recursos arrecadados serão revertidos para melhorias no setor de transporte, incluindo fiscalização, engenharia e softwares.
Investimentos e Redução de Tarifa
A CPI de Transporte estima que entre R$ 12 milhões e R$ 20 milhões foram arrecadados ilegalmente com a publicidade nos pontos de ônibus. O superintendente da Transherp garante que os recursos futuros serão destinados à melhoria do transporte público. Marcos Papa, presidente da CPI, acredita que a verba arrecadada poderia resultar em uma redução de até 40 centavos na tarifa de ônibus, caso destinada à Transherp. Ele defende uma fiscalização mais rigorosa para evitar novas irregularidades.
Leia também
O edital prevê que 10% do espaço publicitário seja destinado à propaganda institucional da Prefeitura. Está prevista também a instalação de luzes de LED nos pontos para aumentar a segurança dos passageiros. O edital completo (169 páginas) está disponível na sede da Transherp ou online (ribeirão preto.sp.gov.br/transherp) até 16 de fevereiro, data limite para a apresentação dos estudos de viabilidade. A Transherp fica na Rua General Câmara, 2910, Zona Norte de Ribeirão Preto.



