Regra passou a valer nesta quinta-feira (27), mas multas só serão aplicadas em 15 dias como medida de adaptação
Os corredores de ônibus da Avenida Dom Pedro, em Ribeirão Preto, começaram a funcionar oficialmente, proibindo o estacionamento em ambos os lados da via. Motoristas acostumados a parar na região podem ser multados.
Impacto nos moradores
A implantação dos corredores gerou reclamações de moradores, como a dona Poliana Espila, que precisa socorrer seu pai, um idoso com problemas cardíacos. A impossibilidade de estacionar próximo à residência dificulta o atendimento em casos de emergência. Ela questiona a necessidade de um corredor exclusivo, alegando que a frequência de ônibus não justifica a proibição total de estacionamento.
Resposta da Transerp
Marcelo Gali, diretor da Transerp, explica que a Avenida Dom Pedro possui alto volume de passageiros. Inicialmente, haverá um período de 15 dias para adaptação, sem aplicação de multas. A Transerp propôs à prefeitura a possibilidade de transformar a faixa exclusiva em preferencial em determinados horários, buscando minimizar o impacto sobre moradores e comerciantes. Essa decisão será tomada após reunião na segunda-feira.
Leia também
O corredor e o futuro
O novo corredor, com quase seis quilômetros de extensão, abrange os bairros Ipiranga, Cristo Redentor e José Sampaio. A Transerp avaliará a necessidade da faixa exclusiva após a implantação da nova rede de transporte. Caso a frequência de ônibus não justifique a restrição total, novas negociações com a prefeitura podem resultar em alterações na regulamentação do estacionamento.



