Operação acontece durante todo o dia próximo ao posto policial na Avenida João Fiúsa
A Transerp, em parceria com a Polícia Militar, realiza operação de conscientização para motociclistas em Ribeirão Preto.
Manhã na Zona Norte e Tarde na Zona Sul
A ação, que ocorreu na manhã desta terça-feira (dia não especificado) na região da João Fiúsa, próximo à segunda companhia da Polícia Militar, e à tarde na região da Av. Thomaz Alberto com a Via Norte, consiste em abordagens a motociclistas para conscientizá-los sobre os riscos de acidentes. A abordagem inclui a entrega de material informativo sobre o alto índice de acidentes com motocicletas na cidade.
Principais Infrações e Causas de Acidentes
De acordo com Delcides Araújo, gerente de Educação de Trânsito da Transerp, as principais infrações cometidas por motociclistas em Ribeirão Preto são: excesso de velocidade, uso de celular ao dirigir, avanço de sinal vermelho e direção em corredores de veículos. A maioria dos acidentes (94%) é causada por falha humana, sendo o excesso de velocidade o fator mais relevante. A falta de conscientização, mesmo após o treinamento para obtenção da carteira de habilitação, é um problema recorrente.
Leia também
Fiscalização e Conscientização
Apesar da existência de leis e regras de trânsito, a fiscalização em Ribeirão Preto ainda é considerada insuficiente, especialmente em bairros e nos finais de semana. A conscientização dos motociclistas se torna crucial para reduzir o número de acidentes. A operação busca promover essa conscientização, complementando a fiscalização e reforçando a responsabilidade individual na condução de motocicletas. A ação conjunta entre a Transerp, Polícia Militar e outros órgãos reforça o compromisso em reduzir os índices de acidentes de trânsito na cidade.



