Autuações começam a ser aplicadas na segunda-feira (11); fiscalização será entre a Eliseu Guilherme e a José Cesário M. da Silva
A partir de segunda-feira, a Transerp intensifica a fiscalização na faixa exclusiva de ônibus da Avenida Presidente Vargas, em Ribeirão Preto. A medida visa melhorar o transporte coletivo, segundo a prefeitura.
Impacto no Trânsito
A fiscalização abrange o trecho entre a rua Elisê Guilherme e a avenida Dr. José Cisário Monteiro da Silva. Motoristas consultados expressaram preocupações com o aumento do congestionamento, já que apenas duas faixas permanecerão livres para outros veículos. Um agropecuarista, Eduardo Prado, prevê problemas principalmente nos horários de pico. Um empresário local, Gilmar de Oliveira, critica o planejamento da obra, alegando que a avaliação completa só será possível após o retorno do fluxo normal de veículos, após as férias escolares.
Detalhes da Fiscalização e Multas
A faixa exclusiva fica na lateral direita da Avenida Presidente Vargas, diferentemente da Avenida Independência, onde fica à esquerda. Conversões à esquerda são proibidas no trecho fiscalizado. Infrações resultam em multa de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira de habilitação. Táxis, bombeiros, SAMU, polícia e ambulâncias em serviço de urgência estão isentos.
Considerações Finais
As obras fazem parte do projeto Ribeirão Mobilidade. Apesar das preocupações com o trânsito, a expectativa é de melhoria na fluidez e no transporte público. A fiscalização também visa garantir que os ônibus parem nos locais adequados. A Transerp orienta os motoristas a redobrarem a atenção e a paciência, principalmente nos horários de pico.



