Aulas presenciais estão suspensas desde março, por conta da pandemia, e previsão para retomada é para outubro
A região administrativa de Ribeirão Preto, composta por 25 municípios, registrou um aumento significativo de 94,7% no número de alunos transferidos da rede privada para a rede pública estadual. Este crescimento ocorreu entre março e junho, período marcado pela suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de novo coronavírus.
Transferências de Alunos: Dados da Pandemia
O balanço do período demonstra uma mudança drástica em relação ao mesmo período de 2019. Enquanto em 2019 foram registradas 189 transferências, em 2020 esse número saltou para 368. Para a diretoria regional do sindicato dos estabelecimentos de ensino de Ribeirão Preto, trata-se de uma situação inusitada.
Adaptação das Escolas Privadas
Segundo o sindicato, as escolas privadas têm investido em tecnologia para manter o aprendizado dos alunos durante a pandemia e alcançar resultados positivos. Essa adaptação pode ter contribuído para a diminuição do número de alunos na rede privada.
Leia também
Retorno às Aulas Presenciais
Inicialmente previsto para 7 de outubro, o retorno às aulas presenciais em escolas públicas e privadas foi alterado. A partir de 8 de setembro, as escolas localizadas em regiões na fase amarela do Plano São Paulo por pelo menos 28 dias poderão reabrir para atividades de recuperação e acolhimento. Ribeirão Preto atingiu essa fase em 8 de atrássto. O retorno seguirá protocolos sanitários e limites de alunos: 35% para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, e 20% para anos finais do ensino fundamental e médio.
O aumento substancial de transferências de alunos da rede particular para a pública em Ribeirão Preto reflete os desafios impostos pela pandemia e as adaptações necessárias tanto por parte dos estudantes quanto das instituições de ensino. O retorno gradual às aulas presenciais, com restrições e protocolos de segurança, busca garantir o aprendizado e a saúde de todos envolvidos.



