CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Trânsito de Ribeirão vai receber monitoramento por câmeras inteligentes

CCO funcionarão com monitores estilo 'Big Brother', que inclui também semáforos inteligentes; ouça no 'De Olho na Política'
monitoramento de trânsito
CCO funcionarão com monitores estilo 'Big Brother', que inclui também semáforos inteligentes; ouça no 'De Olho na Política'

CCO funcionarão com monitores estilo ‘Big Brother’, que inclui também semáforos inteligentes; ouça no ‘De Olho na Política’

Ribeirão Preto receberá um novo sistema inteligente de monitoramento de trânsito. A Transerp, empresa responsável pelo transporte público da cidade, anunciou a implantação de um sistema com câmeras e semáforos inteligentes, com previsão de investimento de R$ 26,8 milhões.

Monitoramento Inteligente: Câmeras e Semáforos

O projeto prevê a instalação de 171 câmeras e 83 semáforos inteligentes, distribuídos em três blocos: corredor norte-sul, avenidas Dom Pedro I, Saudade e Café, e avenidas Castelo Branco, 3 de Maio, 9 de Julho e vias do centro. A previsão é que o sistema esteja totalmente implantado em até 36 meses.

Fluidez no Trânsito e Segurança

A meta principal é melhorar a fluidez do trânsito, principalmente para o transporte coletivo. O sistema permitirá que os agentes da Transerp alterem o tempo de sinal verde dos semáforos em tempo real, de acordo com a demanda de cada via. Uma central de controle operacional (CCO), com posto fixo da Guarda Civil Metropolitana, monitorará o sistema 24 horas por dia. As câmeras também auxiliarão na segurança patrimonial.

Sem Multas Automáticas

Apesar do sistema de monitoramento, a Transerp informou que não está prevista a utilização das câmeras para a aplicação de multas. A fiscalização de trânsito continuará sendo realizada pelos agentes da Transerp e policiais conveniados com a prefeitura. Vale lembrar que a partir do dia 16, multas serão aplicadas para quem transitar irregularmente pelos novos corredores de ônibus na zona sul.

A implantação deste sistema representa um avanço significativo para o transporte público de Ribeirão Preto, buscando melhorar a eficiência e a segurança no trânsito. A expectativa é que o sistema contribua para o retorno do número de passageiros do transporte público aos níveis anteriores à pandemia, atualmente em 150 mil, buscando atingir novamente a marca de 200 mil passageiros diariamente.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.