CCO funcionarão com monitores estilo ‘Big Brother’, que inclui também semáforos inteligentes; ouça no ‘De Olho na Política’
Ribeirão Preto receberá um novo sistema inteligente de monitoramento de trânsito. A Transerp, empresa responsável pelo transporte público da cidade, anunciou a implantação de um sistema com câmeras e semáforos inteligentes, com previsão de investimento de R$ 26,8 milhões.
Monitoramento Inteligente: Câmeras e Semáforos
O projeto prevê a instalação de 171 câmeras e 83 semáforos inteligentes, distribuídos em três blocos: corredor norte-sul, avenidas Dom Pedro I, Saudade e Café, e avenidas Castelo Branco, 3 de Maio, 9 de Julho e vias do centro. A previsão é que o sistema esteja totalmente implantado em até 36 meses.
Fluidez no Trânsito e Segurança
A meta principal é melhorar a fluidez do trânsito, principalmente para o transporte coletivo. O sistema permitirá que os agentes da Transerp alterem o tempo de sinal verde dos semáforos em tempo real, de acordo com a demanda de cada via. Uma central de controle operacional (CCO), com posto fixo da Guarda Civil Metropolitana, monitorará o sistema 24 horas por dia. As câmeras também auxiliarão na segurança patrimonial.
Leia também
Sem Multas Automáticas
Apesar do sistema de monitoramento, a Transerp informou que não está prevista a utilização das câmeras para a aplicação de multas. A fiscalização de trânsito continuará sendo realizada pelos agentes da Transerp e policiais conveniados com a prefeitura. Vale lembrar que a partir do dia 16, multas serão aplicadas para quem transitar irregularmente pelos novos corredores de ônibus na zona sul.
A implantação deste sistema representa um avanço significativo para o transporte público de Ribeirão Preto, buscando melhorar a eficiência e a segurança no trânsito. A expectativa é que o sistema contribua para o retorno do número de passageiros do transporte público aos níveis anteriores à pandemia, atualmente em 150 mil, buscando atingir novamente a marca de 200 mil passageiros diariamente.