CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trânsito e mobilidade, palavras cada vez mais constantes no dia-dia do ribeirão-pretano

Quem fala da importância das políticas públicas neste sentido é Adhemar Padrão no 'Direção Preventiva'
Trânsito e mobilidade
Quem fala da importância das políticas públicas neste sentido é Adhemar Padrão no 'Direção Preventiva'

Quem fala da importância das políticas públicas neste sentido é Adhemar Padrão no ‘Direção Preventiva’

O advogado especialista em trânsito Ademar Padrão participou do Estúdio CBN para explicar por que mobilidade e trânsito, embora relacionados, não significam a mesma coisa e como obras e comportamento influenciam a circulação nas cidades. A conversa abordou desde definições técnicas até o impacto das intervenções viárias em Ribeirão Preto.

Mobilidade x trânsito: definições e diferenças

Para Padrão, mobilidade é uma propriedade dos corpos — a capacidade de deslocamento dos seres — enquanto o trânsito é a organização desse deslocamento em sociedade. A legislação também trata esses conceitos de forma distinta, mas ambos precisam atuar em conjunto para garantir deslocamentos seguros e eficientes: a mobilidade oferece as opções de deslocamento e o trânsito organiza e regula seu uso.

Obras e impactos locais: o exemplo de Ribeirão Preto

As obras para construção de corredores de ônibus em Ribeirão Preto fazem parte de um projeto maior de mobilidade urbana, mas, na prática, geram transtornos temporários. Padrão citou trechos como a Rua Lafayette, totalmente interditada por semanas para troca de tubulações e repavimentação, e explicou que intervenções desse tipo costumam ampliar prazos por causa de problemas de infraestrutura detectados durante os trabalhos.

Para minimizar os efeitos, explicou o advogado, é preciso planejar desvios, sinalização e atuar com agentes de trânsito. Sem essa organização, o impacto sobre quem usa pontualmente a área em obras é maior, assim como aumentam o risco de insegurança, especialmente para pedestres.

Comunicação e comportamento: elementos-chave

Padrão ressaltou que a comunicação entre poder público e população é o ponto-chave para reduzir riscos e facilitar o fluxo. Placas, avisos e orientações de agentes ajudam o pedestre a identificar perigos e a escolher rotas alternativas. Além disso, o comportamento individual — de quem caminha, dirige, anda de bicicleta ou usa transporte público — é decisivo: mesmo com infraestrutura adequada, atitudes inadequadas podem travar a mobilidade e aumentar o tempo de deslocamento.

O especialista também lembrou que ações educativas e a divulgação de informações são ferramentas importantes para evitar acidentes e auxiliar eventuais reparações quando houver danos.

Com obras necessárias para a melhoria da malha urbana, a integração entre planejamento público, sinalização eficiente e mudança de comportamento dos usuários é o caminho para que as intervenções resultem em maior segurança e fluidez no trânsito.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.