CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trânsito na Barão do Amazonas é liberado entre a Florêncio de Abreu e Américo Brasiliense

Via segue interditada em apenas dois quarteirões, entre as ruas Américo Brasiliense e General Osório, no Centro
Trânsito na Barão do Amazonas é
Via segue interditada em apenas dois quarteirões, entre as ruas Américo Brasiliense e General Osório, no Centro

Via segue interditada em apenas dois quarteirões, entre as ruas Américo Brasiliense e General Osório, no Centro

As obras de implantação do corredor de ônibus no quadrilátero central de Ribeirão seguem em andamento, com uma liberação parcial do tráfego na Rua Barão do Amazonas, mas ainda provocando transtornos e retenções em pontos próximos.

Trechos liberados e interdições

Na tarde de ontem foi liberado o trecho da Barão do Amazonas entre a Florêncio e a América Brasileense. Ainda permanecem interditados dois quarteirões — entre a América Brasileense e a Avenida General Osório —, com retirada de asfalto e maquinário pesado no local. A esquina com a Rua São Sebastião também segue fechada. A prefeitura havia previsto a conclusão dos trabalhos para o sábado passado, mas o cronograma não foi cumprido.

Impacto no tráfego e no comércio

Motoristas e comerciantes relatam aumento dos problemas de trânsito, sobretudo no cruzamento da Barão do Amazonas com a América Brasileense, onde frequentemente se formam congestionamentos. O fluxo fica mais crítico no horário de almoço e ao fim da tarde, quando há maior movimentação para compras e saída do comércio. Há relatos de motoristas — inclusive de ônibus do transporte público — avançando o sinal vermelho em função da redução do espaço e do tráfego lento.

Quem circula pela Rua São Sebastião no sentido Gerônimo Gonçalves precisa fazer desvios, seja virando à direita na Rua Marconte Salgado, seja à esquerda na Cerqueira César. Outras vias do centro, como a Marconte Salgado e a Duque de Caxias, estão sobrecarregadas porque receberam desvio do transporte coletivo; ônibus, carros e motos disputam espaço reduzido, muitas vezes ainda comprometido por veículos estacionados.

Serviços em execução e condição do entorno

Nos dois quarteirões ainda interditados a intervenção inclui a retirada do asfalto, revisão das tubulações da SAEP (secretaria de água e esgoto) e da galeria pluvial, responsável pelo escoamento das águas de chuva. Comerciantes mantêm as lojas abertas e o acesso é feito pela calçada, mas clientes e trabalhadores enfrentam calor, poeira e ruído intenso do maquinário — elementos comuns em obras que exigem escavação e remoção de terra e pedras.

Além disso, há trechos com calçadas quebradas que demandam atenção redobrada de pedestres e condutores que passam nas proximidades.

A orientação para quem precisa circular pela região é evitar os trechos mais afetados nos horários de pico e redobrar a atenção ao transitar perto do canteiro de obras, respeitando desvios e sinalização até a conclusão dos serviços.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.