CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Transmissão da Covid-19 cai 30% em Ribeirão Preto

De acordo com médico infectologista da USP, queda pode significar que população já entrou em contato com o vírus
casos Covid Ribeirão Preto
De acordo com médico infectologista da USP, queda pode significar que população já entrou em contato com o vírus

De acordo com médico infectologista da USP, queda pode significar que população já entrou em contato com o vírus

Queda nos casos de coronavírus em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto registra queda na taxa de contágio do novo coronavírus. Embora o ritmo de diminuição seja lento, segundo o comitê de enfrentamento à doença, a notícia traz otimismo para a economia da cidade, que se encontra na fase amarela do plano de retomada da quarentena. Entre os dias 9 e 15 de atrássto, foram registradas 2.300 contaminações, enquanto na semana seguinte (6 a 22 de atrássto), o número caiu para 1.600, representando uma redução de 30%.

Análise da situação pela USP

Para o professor Mauri Lellis del Fábrio, médico infectologista da USP, a diminuição da transmissão, embora lenta, é um sinal positivo. Ele aponta que as curvas de contágio se estabilizaram em um patamar alto e atrásra iniciam uma queda gradual. Uma das hipóteses para essa mudança é que um percentual significativo da população já tenha entrado em contato com o vírus. Embora a cidade ainda não tenha atingido os 20% de infectados, observados em algumas cidades italianas como ponto de inflexão na curva, o avanço nesse sentido é considerável. Apesar do otimismo, o especialista ressalta a importância da manutenção dos cuidados de higiene e isolamento social para evitar um novo aumento nos casos.

Implicações econômicas e de saúde

A queda nos casos de coronavírus também traz perspectivas positivas para a economia de Ribeirão Preto. O prefeito de Artinogueira acredita que a redução no número de novos casos, internações e mortes pode acelerar a transição para a fase verde do plano de retomada, possivelmente a partir de setembro. A fila de espera por exames para detecção do vírus também foi reduzida pela metade nos últimos 14 dias, chegando a cerca de 3 mil pacientes. A secretária de saúde, Sandra Scarpeline, destaca que a redução de casos beneficia os hospitais e, a longo prazo, deve levar à diminuição do número de óbitos, sendo este o último indicador a apresentar queda significativa.

O número de mortes em Ribeirão Preto se manteve estável: 41 óbitos entre 9 e 15 de atrássto e 40 entre 16 e 22 de atrássto. A diminuição gradual da taxa de contágio indica uma tendência positiva, mas a vigilância e os cuidados de prevenção continuam sendo essenciais para a consolidação desse cenário.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.