De 70 a 80% dos novos casos de Covid-19 na cidade são desta linhagem da doença
A transmissão comunitária da variante Delta é realidade em Ribeirão Preto, com contágio ocorrendo entre moradores, sem necessidade de origem externa. Cerca de 70% dos casos de Covid-19 na cidade são dessa variante, considerada mais transmissível.
Variante Delta e a realidade em Ribeirão Preto
Apesar da redução de internações e do avanço da vacinação, a pandemia não acabou. A Secretaria da Saúde já havia confirmado a presença da variante Delta em todos os bairros da cidade em atrássto. A vida social na cidade voltou quase à normalidade, com a flexibilização das restrições.
Indicadores e a necessidade de alerta
Dados do sistema de monitoramento de leitos Covid em Ribeirão Preto mostram que a situação, apesar de mais confortável, ainda requer atenção: 37% de ocupação nas UTIs e 45% nas enfermarias. A Prefeitura relaxou as regras de funcionamento de bares, restaurantes e lojas, permitindo funcionamento até a meia-noite. Entretanto, festas e shows com público em pé permanecem proibidos.
Aglomerações clandestinas e o risco de aumento de casos
A principal preocupação reside em eventos clandestinos, com grande aglomeração de pessoas e ausência de medidas de prevenção como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. A ocorrência desses eventos pode levar a um aumento nos casos e a um retrocesso no controle da pandemia. É importante manter a vigilância e seguir as recomendações de segurança para evitar um novo surto.
Embora a situação esteja melhor, a persistência da variante Delta e a possibilidade de eventos clandestinos geram preocupação. A conscientização da população e a manutenção de alguns cuidados são essenciais para evitar um aumento nos casos de Covid-19 em Ribeirão Preto.



