Presidente de sindicato Wilson Picolo Soares falou à CBN Ribeirão
O aquecimento das vendas no início do ano impulsiona o setor de transporte de cargas, um segmento crucial para a economia. No entanto, as transportadoras enfrentam um desafio persistente: a dificuldade em preencher as vagas de motoristas.
Aumento da Demanda por Transporte
Com os estoques de lojas e supermercados esgotando rapidamente, a necessidade de transportar novas mercadorias se intensifica. As transportadoras experimentam um aumento médio de 30% no volume de trabalho durante este período.
Escassez de Mão de Obra Qualificada
Apesar da alta demanda, encontrar motoristas qualificados tem se mostrado um obstáculo. Segundo Wilson Piccolo, presidente do sindicato das empresas de transporte de carga de Ribeirão Preto, há uma carência de pelo menos 10% de motoristas qualificados no mercado.
Leia também
Oportunidades de Crescimento no Setor
José Ricardo Ressuto, proprietário de uma transportadora, confirma o bom momento do setor, com um aumento no fluxo de 20% a 40%. Essa expansão gera oportunidades de emprego para diversas funções, como ajudantes, conferentes e motoristas. Nataniel Santana, encarregado de armazém, é um exemplo de profissional que ascendeu na carreira, começando como ajudante e chegando a gerente operacional.
O cenário atual demonstra a importância do setor de transporte e as perspectivas de crescimento profissional que ele oferece.



