Motoristas e cobradores paralisaram as atividades nesta segunda em protesto ao não pagamento do vale alimentação
Após a paralisação de motoristas e cobradores ocorrida ontem, o transporte público em Araraquara opera normalmente nesta terça-feira. A interrupção do serviço foi motivada pela cobrança do pagamento do vale-alimentação, que foi devidamente compensado, permitindo o retorno dos funcionários às suas atividades.
Entenda o Atraso no Pagamento
De acordo com a Controladoria de Transportes de Araraquara, o vale-alimentação foi depositado na sexta-feira, seguindo o cronograma que estabelece o pagamento entre os dias 20 e 30 de cada mês, sendo o dia 30 o prazo final. A Controladoria informou que o atraso pontual ocorreu devido a problemas tanto no depósito quanto na empresa responsável pela operação.
Impacto da Paralisação e Temores dos Funcionários
A paralisação de aproximadamente 300 funcionários das empresas Trolley e Burj Araraquara resultou na interrupção de cerca de 25 das 29 linhas da cidade, causando transtornos significativos para os usuários do transporte público. Além da questão do vale-alimentação, os motoristas e cobradores expressaram preocupação em relação à transição para a nova gestão, temendo a possibilidade de redução salarial ou perda de seus empregos.
Leia também
Transição para o Novo Consórcio
Até o dia 15, todas as linhas de transporte público de Araraquara devem ser operadas pelo consórcio Araraquara de Transportes, formado pelas empresas Cruz e Viação Paraty. Essa mudança é resultado do processo licitatório aberto no ano passado pela CTA para a terceirização do serviço. As empresas Cruz e Viação Paraty foram as vencedoras da licitação e atrásra assumem a responsabilidade pelo transporte público na cidade.
A normalização do serviço traz alívio aos usuários, enquanto a transição para o novo consórcio segue em andamento.



