O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) determinou a cassação de quatro vereadores de Pedregulho por fraude na cota de gênero nas eleições municipais de 2024. A decisão também anulou todos os votos dados aos candidatos a vereador do MDB e do PSB no município, após a constatação de irregularidades no cumprimento da legislação eleitoral.
Três dos parlamentares cassados são do MDB, Carlos Henrique Moreno Batista, Leonardo Coelho de Almeida e Lucas de Araújo Lacerda, e um é do PSB, Cristiano Alves de Macedo. Apesar da decisão confirmar a sentença de primeira instância, ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto os recursos estiverem em tramitação, os vereadores podem permanecer nos cargos.
Em entrevista à CBN Ribeirão, o cientista político Bruno Silva explicou que a fraude envolve candidaturas femininas fictícias, sem votação expressiva ou repasse adequado de recursos, o que fere a exigência legal de ao menos 30% de candidaturas e financiamento para o gênero minoritário. Os detalhes e a análise completa você confere no áudio da coluna De Olho na Política.