Congestionamento intenso é comum no local; engenheiro civil aponta corredor de ônibus como principal problema na via
Motoristas que trafegam pela Avenida Meira Júnior, em Ribeirão Preto, enfrentam constantes problemas de lentidão, principalmente no sentido centro, nos horários de pico da manhã.
Pontos Críticos no Trânsito da Meira Júnior
A Avenida Meira Júnior, que liga bairros como Campos Elíseos e Jardim Paulistano ao centro da cidade, apresenta gargalos em sua extensão. O trecho entre a 13 de Maio e o Viaduto da Independência é particularmente problemático, com apenas duas faixas disponíveis para veículos comuns devido à faixa exclusiva para ônibus, muitas vezes subutilizada. A redução de espaço no pontilhão próximo à Avenida Independência agrava ainda mais a situação.
Análise de Especialista e Possíveis Soluções
O engenheiro civil especialista em trânsito, Fernando Brante, aponta como principais problemas o grande fluxo de veículos, a disputa por espaço, a falta de sincronização dos semáforos e o excesso de semáforos no trecho. Brante sugere a ampliação para três faixas na Avenida Meira Júnior, a otimização do sistema semafórico com a implementação de ondas verdes e a revisão da faixa exclusiva para ônibus, que, segundo ele, não está atendendo à demanda.
Leia também
Como alternativas de rotas, o texto sugere desvios pela Capitão Salomão, 13 de Maio ou até mesmo pela Maria de Jesus Condeixa, porém, todas com suas próprias dificuldades devido ao trânsito complicado da cidade. A falta de um planejamento urbano eficiente e a ausência de um especialista em trânsito na prefeitura são apontados como entraves à solução do problema.
Há notícias sobre a instalação de semáforos inteligentes na região, o que pode trazer melhorias no futuro. Entretanto, até que as soluções sejam implementadas, motoristas devem se preparar para enfrentar lentidão no trecho da Avenida Meira Júnior.



