Ouça a coluna ‘CBN Multimídia’, com Edmo Bernardes
Com a aproximação das datas festivas e comerciais, especialmente no fim de ano, surge a necessidade de palestras e treinamentos para que os lojistas conquistem clientes e aumentem suas vendas. Mas será que essa renovação no atendimento ao consumidor é realmente necessária? As técnicas de comercialização não seriam padronizadas? O que muda de um período para o outro?
A Necessidade Contínua de Motivação e Treinamento
As atualizações são extremamente necessárias, em primeiro lugar, no aspecto motivacional. O atendente, de maneira geral, precisa de motivação constante. Isso é crucial em qualquer nível de empresa, seja ela de rua, de shopping, pequena ou grande. Além disso, o mercado de trabalho enfrenta um fenômeno peculiar: uma parcela significativa da população entre 20 e 25 anos busca aperfeiçoamento e especialização, o que gera uma lacuna no mercado.
A Ascensão de Categorias e a Falta de Preparo
Essa dinâmica resulta em uma não preparação eficiente, especialmente para o profissional de vendas. Em lojas de shopping, por exemplo, é comum encontrar atendentes que ascenderam socialmente, vindos de outras áreas, e que não possuem a preparação adequada para aquele tipo de produto. Os treinamentos, muitas vezes, são ineficientes, e há uma notável falta de mão de obra qualificada.
Leia também
A Relação Custo-Benefício e a Exigência do Consumidor
A relação custo-benefício é um fator crucial. Busca-se um profissional que justifique o investimento, que entregue um esforço proporcional ao seu valor. É comum observar que um profissional pode realizar o trabalho de dois, ou que dois profissionais são necessários para realizar o trabalho de um. Essa dinâmica se estende desde encanadores e eletricistas até diretores de vendas.
Empresas e shoppings promovem treinamentos contínuos para seus lojistas, abordando tanto a área de vendas quanto a administrativa. Em épocas como o Natal, é fundamental treinar os vendedores para oferecerem produtos complementares, aproveitando o interesse do cliente em adquirir presentes. Além disso, os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando produtos que atendam às suas necessidades de vaidade e estética, tanto para homens quanto para mulheres.
A necessidade de aprimoramento e treinamento é inegável para que os comerciantes conquistem seus clientes e se destaquem em um mercado cada vez mais competitivo.



