CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Três cidades da região que vivem surto de sarampo registram aumento no número de casos

Ribeirão Preto, Sertãozinho e Franca já confirmaram 22 diagnósticos da doença; boletim anterior apontavam 13
surto de sarampo
Ribeirão Preto, Sertãozinho e Franca já confirmaram 22 diagnósticos da doença; boletim anterior apontavam 13

Ribeirão Preto, Sertãozinho e Franca já confirmaram 22 diagnósticos da doença; boletim anterior apontavam 13

Os casos de sarampo voltaram a crescer na região de Ribeirão Preto, causando preocupação nas autoridades de saúde. Nesta quarta-feira, dados divulgados pelas prefeituras de Ribeirão Preto, Franca e Sertãozinho revelaram um aumento significativo no número de casos confirmados, elevando o total de 13 para 22 na região.

Surto em Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, o número de casos confirmados saltou de 2 para 6, com 51 casos suspeitos. Entre os novos casos confirmados estão duas mulheres (34 e 39 anos) e dois homens (20 e 38 anos). O chefe da Divisão Epidemiológica, Daniel Araújo, afirmou que ainda não é possível determinar se a doença foi contraída na cidade ou importada, embora alguns pacientes tenham histórico de viagens. Foram realizadas ações de bloqueio vacinal, atingindo cerca de 6 mil pessoas em 36 salas de vacinação na cidade, dentro do prazo ideal de 72 horas após o contato com os pacientes.

Situação em Franca e Sertãozinho

Franca registrou mais dois casos, totalizando 8 casos confirmados e 25 suspeitos. De acordo com o secretário de saúde José Conrado Neto, 7 dos 8 casos confirmados foram contraídos fora da cidade, com exceção de um motorista que não tinha histórico de viagens recentes. Em Sertãozinho, o número de casos confirmados subiu de 5 para 8, com 22 casos suspeitos. A cidade disponibiliza 7 salas de vacinação, além de uma unidade no distrito de Cruz das Posses.

Em todas as cidades, as vacinas contra o sarampo são gratuitas e estão disponíveis nos postos de saúde. A orientação dos especialistas é buscar a imunização e evitar aglomerações. O aumento de casos, especialmente em Franca, onde o vírus não circulava desde 2004, reforça a importância da vacinação e vigilância sanitária para conter o surto.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.