São elas: Itirapuã, Pedregulho e Morro Agudo; outros 12 municípios do interior de São Paulo também sofrem com as chamas
Situação crítica de queimadas em São Paulo
Quinze cidades do estado de São Paulo enfrentam focos de incêndio ativos, com situação de emergência declarada até, pelo menos, domingo. As regiões mais afetadas são Franca e Ribeirão Preto, onde o clima seco e a baixa umidade do ar (abaixo de 12%) agravam a situação. Temperaturas acima de 35°C também contribuem para a propagação das chamas. Em Franca, Itirapuã, Pedregulho e Morrugudo são os municípios mais atingidos, com aeronaves auxiliando no combate às chamas.
Combate aos incêndios e ações de prevenção
O gabinete de crise da Defesa Civil do Estado acompanha e monitora os focos de incêndio em todo o estado, atuando diretamente nos locais mais críticos. Em São Carlos, dois grandes focos de incêndio próximos à rodovia SP-215 (km 1,62) e à rodovia SP-318 preocupam as autoridades. Mais de 20 mil litros de água já foram despejados por um helicóptero apenas em São Carlos. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalham ininterruptamente para conter as chamas. A população é orientada a redobrar os cuidados com a saúde, utilizando máscaras, soro fisiológico e mantendo os ambientes umidificados. A denúncia de focos de incêndio pode ser feita anonimamente pelo 190 (Polícia Militar) ou 181 (Disque-Denúncia).
Recomendações e perspectivas
Apesar da previsão de uma frente fria que trará chuvas para o litoral e a Grande São Paulo no domingo, a umidade não deve alcançar o interior do estado de forma significativa. A Defesa Civil recomenda que a população permaneça atenta e siga as orientações de segurança. Acompanhe as atualizações pelas redes sociais da Defesa Civil SP (@defesacivilsp).
A situação permanece delicada, exigindo a colaboração de todos para minimizar os danos causados pelos incêndios e proteger a população. A rápida atuação das equipes de combate a incêndios e a conscientização da população são fundamentais para controlar a situação e evitar novos focos.



