CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Três escolas de Ribeirão passarão por consulta pública para serem transformadas em cívico-militar

Instituições ficam na Zona Norte da cidade e foram escolhidas por conta da baixa avaliação no IDEB
escolas cívico-militares
Instituições ficam na Zona Norte da cidade e foram escolhidas por conta da baixa avaliação no IDEB

Instituições ficam na Zona Norte da cidade e foram escolhidas por conta da baixa avaliação no IDEB

A Secretaria da Educação de Ribeirão Preto anunciou as três escolas que serão submetidas a consulta pública para a adoção do modelo cívico-militar: Nelson Machado (Jardim Maria Casa Grande), Jaime Monteiro de Barros (Jardim Aeroporto) e Honorato de Luca (Jardim Salgado Filho). Todas localizadas na zona norte da cidade.

Critérios de Seleção

A escolha das escolas baseou-se na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017 e nos dados do Sistema de Avaliação da Rede Municipal de Ensino. Duas das escolas selecionadas ficaram abaixo da meta do Ideb em 2017. A escola Nelson Machado não constava nos dados de 2017. A escola Honorato de Luca obteve 4,6 pontos (evoluindo de 3,9 em 2007, mas abaixo da meta de 5,2), enquanto a escola Jaime Monteiro de Barros alcançou 5,3 pontos (acima da nota de 3,9 de 2005, porém abaixo da meta de 5,5).

Programa Nacional e Metas

O programa cívico-militar, lançado em setembro pelo governo Bolsonaro, prevê a participação de 54 escolas em todo o país (duas por estado). O Ministério da Educação (MEC) prioriza escolas com baixo desempenho no Ideb e em situação de vulnerabilidade social. A seleção leva em conta a comparação com outras escolas de cada estado.

Próximos Passos

A consulta pública irá avaliar a opinião das comunidades escolares sobre a implementação do modelo cívico-militar nas unidades selecionadas. A Secretaria da Educação tem até o final do dia para apresentar ao MEC o interesse na participação do programa.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.