CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Três são presos por suspeita de tráfico internacional de transexuais

Operação Fada Madrinha foi deflagrada nesta quinta em São Paulo, Minas Gerais e Goiás; vítimas sofriam abusos sexuais
tráfico internacional de transexuais
Operação Fada Madrinha foi deflagrada nesta quinta em São Paulo, Minas Gerais e Goiás; vítimas sofriam abusos sexuais

Operação Fada Madrinha foi deflagrada nesta quinta em São Paulo, Minas Gerais e Goiás; vítimas sofriam abusos sexuais

Nesta manhã, a Operação Fá da Madrinha resultou na prisão de três pessoas envolvidas em um esquema de tráfico internacional de pessoas. As vítimas, todas transexuais, eram submetidas a trabalho escravo.

Prisões e Mandados

Cinco mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão foram expedidos pela Vara Federal de Franca e cumpridos em São Paulo, Franca, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jataí, Rio Verde (GO) e Leopoldina (MG). A investigação, iniciada em novembro de 2017, aponta para um esquema de aliciamento de jovens nas redes sociais com promessas de cirurgias estéticas e participação em concursos de beleza na Itália. Ao chegarem em Franca, as vítimas eram submetidas à exploração sexual e trabalho escravo.

Depoimentos e Investigação

Em entrevista coletiva, autoridades da Polícia Federal e do Ministério Público Federal detalharam a operação. A delegada Luciana Maibachi Gebrin explicou o esquema de tráfico internacional e a exploração das vítimas. A procuradora da República, Regina Duarte da Silva, enfatizou o compromisso do Brasil em reprimir crimes de trabalho escravo e tráfico de pessoas, destacando a importância da assistência às vítimas. A procuradora do Trabalho, Sabrina Menigario, abordou a questão da tutela das vítimas, ressaltando a necessidade de evitar a revitimização e garantir assistência psicológica, social e realocação. A investigação também apura a participação de clínicas em procedimentos médicos e a possível reutilização de próteses.

A operação resultou no resgate de pelo menos 14 mulheres transexuais em situação de trabalho escravo em Franca, além de investigações em andamento em São Paulo e outros locais. As autoridades destacaram a importância da conscientização da sociedade sobre esse tipo de crime, que muitas vezes ocorre de forma silenciosa e próxima.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.