CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Três trechos da rua São José seguem interditados e causam prejuízos a população

Moradores têm dificuldade para acessarem suas casas e comerciantes reclamam da escassez de clientes
Três trechos da rua São José
Moradores têm dificuldade para acessarem suas casas e comerciantes reclamam da escassez de clientes

Moradores têm dificuldade para acessarem suas casas e comerciantes reclamam da escassez de clientes

A prefeitura de Ribeirão Preto informou que as interdições na Rua São José foram atrasadas devido às recentes chuvas, Três trechos da rua São José, que deixaram o solo molhado e impossibilitaram a aplicação do asfalto novo. O serviço faz parte da troca de galerias e tubulações realizadas pela AERP (Secretaria de Água e Esgoto) e está vinculado à revitalização da Avenida Nova de Júlio.

Desde o ano passado, vários quarteirões da Rua São José passaram pela retirada do asfalto, Três trechos da rua São José, abertura do solo para acesso às galerias e substituição de encanamentos, o que tem causado transtornos aos moradores e comerciantes da região central da cidade. As interdições, inicialmente previstas para durar entre 30 e 40 dias, já ultrapassaram esse prazo, com relatos de paralisação dos trabalhos em alguns trechos.

“As obras iniciaram há mais de dois meses e desde então está estagnado, ninguém dá um posicionamento, as máquinas até passam, mas ninguém está trabalhando. Faz três semanas consecutivas que, faça chuva ou sol, não tem ninguém trabalhando”, relatou Marcella Palarete, moradora da Rua São José.

Além da demora, moradores apontam problemas como calçadas quebradas, vazamentos de água e insegurança à noite devido ao abandono das obras. A Rua São José apresenta vários trechos interditados, incluindo o quarteirão entre as ruas Quintino Bocayuva e Bernardino de Campos, próximo ao Shopping Santa Úrsula, e áreas entre as ruas Gênero Osório e Florêncio de Abreu. Essas interdições têm prejudicado o trânsito no centro da cidade, sobrecarregando vias alternativas como Cerqueira César, Bernardino de Campos e Campo Salles.

“A calçada está intransitável, não há como passar nem para descarregar mercadorias. Transportadoras e entregadores têm dificuldade de acesso”, afirmou José Ricardo, que acompanha as obras.

“Temos idosos no local e não há condições de locomoção. Fizemos várias reclamações à prefeitura, mas até atrásra não houve providências”, disse Laíde Sai, funcionária pública afetada pelo trânsito caótico.

Segundo a prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, os serviços seguem um cronograma e não estão paralisados. No entanto, a pavimentação asfáltica está suspensa devido às condições do solo causadas pelas chuvas recentes. A conclusão dos serviços depende de um período de estiagem, que pode durar até março do próximo ano.

Impactos das obras na Rua São José

  • Interdições prolongadas causam transtornos a moradores e comerciantes;
  • Calçadas quebradas e vazamentos aumentam a insegurança e dificultam a circulação;
  • Trânsito no centro da cidade está sobrecarregado devido a desvios;
  • Obras vinculadas à revitalização da Avenida Nova de Júlio e troca de galerias da AERP.
  • Falta de posicionamento e paralisação dos trabalhos;
  • Dificuldade de acesso para veículos de carga e moradores;
  • Insegurança noturna devido ao abandono das obras;
  • Preocupação com o prolongamento das interdições até o final do ano.

Reclamações dos moradores:

  • Serviços seguem cronograma, mas pavimentação está suspensa por causa das chuvas;
  • Necessidade de período de estiagem para retomada da pavimentação e execução de passeio;
  • Previsão de chuvas até pelo menos março do próximo ano;
  • Obras fazem parte de um projeto maior de revitalização urbana.
Informações adicionais

Resposta da prefeitura: As obras na Rua São José e na Avenida Marcone Salgado já ocorrem há meses, incluindo períodos de seca severa. A situação tem gerado questionamentos sobre planejamento, fiscalização e comunicação entre a prefeitura, moradores e comerciantes, especialmente diante dos impactos no trânsito e na mobilidade local.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.