CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Três vereadores de Dumont são cassados por falsificação em assinaturas

Pastor Júlio (MDB), Régis Egnaldo Diana (MDB) e Claire Ruiz (PP) deixaram os cargos; defesa dos acusados promete recorrer
cassação de vereadores
Pastor Júlio (MDB), Régis Egnaldo Diana (MDB) e Claire Ruiz (PP) deixaram os cargos; defesa dos acusados promete recorrer

Pastor Júlio (MDB), Régis Egnaldo Diana (MDB) e Claire Ruiz (PP) deixaram os cargos; defesa dos acusados promete recorrer

Em novembro de 2023, seis vereadores de cidades da região foram afastados de seus cargos em dois casos distintos de irregularidades.

Vereadores de Dumont afastados por falsificação de assinatura

Em Dumont, três vereadores – Júlio César da Silva (MDB), Régis Egnaldo Diana (MDB) e Clare Ruiz (PP) – perderam seus mandatos após investigação de um ofício enviado à prefeitura cobrando R$ 100 mil em verba pública. Descobriu-se que a assinatura de Clare Ruiz no documento era falsificada, e Júlio e Régis foram acusados de participação na falsificação. O presidente da Câmara, Alex Romualdo da Silva, alegou quebra de decoro parlamentar. O vereador Júlio César afirma ter assinado o documento com autorização de Clare, alegando urgência no pedido de verba para a saúde e que a cassação é motivada por perseguição política. Três suplentes foram chamados para assumir os cargos vagos, e os vereadores afastados podem recorrer da decisão na justiça.

Vereadores de Serra Azul afastados por fraude na cota de gênero

Em Serra Azul, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) afastou três vereadores do Partido Cidadania, após decisão da justiça eleitoral que anulou os votos recebidos pelos candidatos nas eleições de 2020 devido à fraude na cota de gênero na composição da chapa. Os vereadores Antônio Eduardo Almagro e Marcos Antônio Moreira Jr., que foram eleitos, e André Donizetti Silvério, que assumiu como suplente, deixaram seus cargos. O advogado dos partidos, Bruno César Caires, afirmou que as exigências da justiça eleitoral foram atendidas e que recorrerão da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Câmara Municipal de Serra Azul não se manifestou sobre o caso.

Ambos os casos demonstram a importância da transparência e da ética na política, e os desdobramentos judiciais serão decisivos para o futuro dos vereadores afastados e do funcionamento das câmaras municipais envolvidas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.