CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

‘Treta’ natalina: você é ‘team chocotone’ ou ‘team panetone’?

Há também quem prefira a receita salgada! Docente de confeitaria, Anna Beatriz Miranda, fala do quitute
chocotone panetone
Há também quem prefira a receita salgada! Docente de confeitaria, Anna Beatriz Miranda, fala do quitute

Há também quem prefira a receita salgada! Docente de confeitaria, Anna Beatriz Miranda, fala do quitute

Neste Natal, a dúvida que toma conta de muitos corações apaixonados por doces é: panetone ou chocotone? Para solucionar (ou não) essa questão, conversamos com Ana Beatriz Miranda, docente de confeitaria do Senac de Ribeirão Preto, que nos contou um pouco sobre a história e a variedade desse clássico natalino.

Um Pouco de História

O panetone, em sua forma original com frutas cristalizadas, surgiu na Itália por volta do século XV. A história mais popular conta que um padeiro chamado Toni, exausto na véspera de Natal, cometeu um erro ao colocar frutas em uma fornada de pães, em vez de em uma torta. Para a surpresa de todos, o resultado foi um sucesso, e o “pão de Toni” se tornou o panetone que conhecemos hoje. Chegou ao Brasil com os imigrantes italianos após a Segunda Guerra Mundial.

Variedades e Preparo Caseiro

Atualmente, encontramos uma grande variedade de panetones no mercado, incluindo versões salgadas com ingredientes como queijo, calabresa e azeitona. Ana Beatriz destaca a importância de se conhecer a massa para o preparo caseiro, seja doce ou salgado. A massa é rica em gordura (manteiga e gemas) e precisa ser bem batida para o desenvolvimento do glúten e a consequente maciez. Respeitar o processo de fermentação é crucial para um resultado perfeito. Ela também compartilha dicas como fazer uma cruz em cima do panetone antes de assar (para evitar que ele rache) e virá-lo de cabeça para baixo após assar (para que ele esfrie uniformemente).

Curiosidades e Novas Tendências

Além das receitas tradicionais, novas tendências surgem a cada ano, como panetones recheados com sorvete, trufados com diferentes sabores (pistache, brigadeiro), ou fatias grelhadas com manteiga. O pandoro, massa sem recheio polvilhada com açúcar, é outra opção deliciosa e muito popular. Ana Beatriz finaliza a conversa ressaltando que o panetone artesanal, feito com carinho, sempre terá um sabor especial e inigualável.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.