CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Trilha da Estação Ecológica de Ribeirão Preto terá caminhada educativa neste sábado (28)

Atividade será gratuita, mas com vagas limitadas e faz parte da 6ª edição do Ciclo Integrado do Meio Ambiente; saiba mais
Trilha da Estação Ecológica de Ribeirão
Atividade será gratuita, mas com vagas limitadas e faz parte da 6ª edição do Ciclo Integrado do Meio Ambiente; saiba mais

Atividade será gratuita, mas com vagas limitadas e faz parte da 6ª edição do Ciclo Integrado do Meio Ambiente; saiba mais

Neste sábado, será realizada uma caminhada educativa pela trilha da Estação Ecológica de Ribeirão Preto, espaço historicamente preservado e de acesso restrito ao público. A atividade gratuita faz parte da programação da sexta edição do Ciclo Integrado do Meio Ambiente de Ribeirão Preto, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em junho.

Além da caminhada, o evento discutirá o papel do voluntariado na arborização e preservação da cidade, celebrando os 18 anos do projeto Arborecer, idealizado por Gula Biage.

Projeto Arborecer completa 18 anos

O projeto Arborecer começou de forma modesta e cresceu ao longo dos anos, contando atualmente com um grupo formado por técnicos e entusiastas do tema. Segundo Gula Biage, o poder público tem passado a ouvir mais a sociedade sobre a necessidade de uma cidade mais arborizada.

Desafios enfrentados: Entre os principais desafios estão o contato com o poder público para implementação de políticas públicas voltadas à arborização, o crescimento urbano, a resistência de moradores em ter árvores em frente às residências, e a falta de manutenção e manejo adequado das árvores. Biage destaca que 80% das pessoas não querem árvores na frente de suas casas, o que evidencia a necessidade de educação ambiental e regras municipais para incentivar a arborização urbana.

Detalhes do evento: A caminhada ocorrerá na maior mata urbana da cidade, a Mata de Santa Teresa, que é protegida e cercada por loteamentos residenciais. O ponto de encontro será no espaço Conceito e Artezanato, patrocinador do projeto, às 9 horas. A entrada será feita pelo fundo da mata, integrando um loteamento que realiza ações de regeneração ambiental.

As vagas são limitadas e a visita é controlada para garantir a segurança dos participantes e a preservação do ambiente. A inscrição deve ser feita antecipadamente por meio do link disponível no Instagram do projeto (@arborice.rp), com turnos de 20 a 25 pessoas.

Entenda melhor

O projeto Arborecer promove ações de cidadania e busca consolidar florestas urbanas em Ribeirão Preto. A Mata de Santa Teresa é um símbolo da cidade, mas pouco visitada, e a iniciativa visa aproximar a população desse patrimônio natural.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.