CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Troca de e-mails revela calote da Prefeitura na Coderp

Sevandija descobriu falta de pagamento em mensagem enviada por Ângelo Invernizzi Lopes para Marco Antônio em fevereiro de 2014
calote prefeitura Coderp
Sevandija descobriu falta de pagamento em mensagem enviada por Ângelo Invernizzi Lopes para Marco Antônio em fevereiro de 2014

Sevandija descobriu falta de pagamento em mensagem enviada por Ângelo Invernizzi Lopes para Marco Antônio em fevereiro de 2014

Em novos desdobramentos da Operação Cevandígea, mensagens de e-mail de fevereiro de 2014 revelam conversas preocupantes entre o então secretário da Educação, Ângelo Invernize, e Marco Antônio dos Santos, homem forte da prefeitura.

Preocupação com Calotes e Fraudes

As mensagens mostram a preocupação de Invernize com a falta de pagamento a fornecedores da prefeitura, um calote mascarado pela Coderpe para esconder o problema do Tribunal de Contas do Estado. Invernize demonstra angústia e medo das consequências caso o caso chegue ao Ministério Público. Um fornecedor de serviços na área de educação digital, que recebeu um calote de R$ 2,8 milhões, teve sua empresa vendida para o Grupo Abril. Após uma auditoria, o novo comprador suspeitou de fraudes na licitação.

Dossiê e Denúncias

A situação está ligada a um dossiê entregue ao Ministério Público em janeiro de 2014 pelo ex-superintendente da Coderpe, Davi Mansur Curi. Mansur denunciou um calote de R$ 10 milhões sofrido pela Coderpe por parte da prefeitura, descoberto após o Tribunal de Contas identificar uma possível fraude. A prefeitura não pagou a Coderpe por serviços prestados em 2012, e as empresas terceirizadas também não receberam, em uma tentativa de driblar o Tribunal de Contas.

Reações e Possíveis Explicações

Para Márcio Taquilucci, presidente do Observatório Social, o calote pode ter várias explicações: falta de dinheiro ou remanejamento de recursos para outros projetos. Invernize, em seu e-mail, relata ter conseguido segurar a situação até 10 de fevereiro, mas demonstra incerteza sobre o futuro. Ele teme que a representação da empresa lesada ao Ministério Público sirva como prova para o dossiê da Coderpe. Marco Antônio dos Santos sugere uma reunião para elaborar um termo de compromisso para a quitação do débito. Taquilucci destaca que o dinheiro para a licitação deveria existir, se o planejamento orçamentário, a licitação e o empenho foram feitos. A defesa de Invernize nega qualquer envolvimento nas irregularidades. Os advogados de Marco Antônio dos Santos e Davi Mansur Curi não foram encontrados para comentar.

As informações foram divulgadas pela IPTv e repassadas por Eloisa Zarú para a CBN Ribeirão.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.