Ao todo 49 pessoas, entre grávidas e crianças, tomaram o imunizante por engano; ninguém apresentou reação
Nesta quinta-feira (11/05) completa-se um mês do ocorrido em Tirapina, onde 46 pessoas, incluindo 28 crianças e duas gestantes, receberam erroneamente a vacina contra a Covid-19 em vez da vacina contra a gripe.
Sem Reações Adversas
Apesar do susto inicial, nenhum efeito colateral foi identificado nas pessoas vacinadas. Uma das gestantes recebeu a segunda dose da CoronaVac na última terça-feira, seguindo orientação médica. A outra gestante fará consulta médica ainda esta semana para avaliação da segunda dose. A Secretaria Municipal da Saúde de Tirapina afirma que todas as crianças estão bem e sem problemas de saúde.
Investigação em Andamento
A servidora responsável pela aplicação das vacinas permanece afastada de suas funções, e a prefeitura segue com o processo administrativo para apuração dos fatos. Paralelamente, a delegada Laís Navarro-ramid abriu inquérito policial para investigar as responsabilidades pelo ocorrido. O erro aconteceu em 13 de abril, durante a campanha de vacinação contra a gripe.
Leia também
A Vida em Tirapina Após o Incidente
Em Tirapina, cidade com cerca de 18 mil habitantes, o assunto, embora tenha perdido a força na mídia, ainda é comentado pela população, principalmente pelos pais das crianças vacinadas, que ficaram apreensivos nos primeiros dias. O acompanhamento médico das crianças, recomendado pelos órgãos estaduais de saúde, encerra-se nesta quinta-feira, após 30 dias de observação. As gestantes seguem com o acompanhamento pré-natal normalmente. O caso demonstra a importância da atenção e da revisão dos protocolos de vacinação para evitar incidentes futuros.


