CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Troca frequente de emprego pode criar imagem negativa na carreira profissional

Baixos salários e descontentamento com turnos influenciam na saída precoce do trabalho, mas persistir no início pode ser melhor
Troca frequente de emprego pode criar
Baixos salários e descontentamento com turnos influenciam na saída precoce do trabalho, mas persistir no início pode ser melhor

Baixos salários e descontentamento com turnos influenciam na saída precoce do trabalho, mas persistir no início pode ser melhor

Ribeirão Preto registra diversas oportunidades de trabalho em diferentes setores, Troca frequente de emprego pode criar imagem negativa na carreira profissional, conforme informações divulgadas no portal de notícias G1. O Pátio do Trabalhador, local destinado ao atendimento e encaminhamento de candidatos, oferece vagas para contratação imediata em variados segmentos.

Luciani Biagiotti, chefe da divisão de emprego, explica que o objetivo do atendimento é agendar entrevistas para que os candidatos sejam selecionados e possam iniciar o trabalho o quanto antes. Além disso, empresas de recrutamento também apresentam grande movimento neste período do ano, realizando pré-entrevistas antes dos processos seletivos.

“Essa finalidade deles é agendarem já as entrevistas e as pessoas que vão chegando serem selecionadas e conforme vão sendo aprovadas já iniciam no trabalho”, afirmou Luciani Biagiotti.

Entre os candidatos em busca de recolocação está Ionesia da Maceno, que destaca a importância de retornar ao mercado de trabalho, independentemente das condições de horário. Ela relata que, no emprego anterior, trabalhava durante a madrugada e, ao chegar em casa pela manhã, realizava vendas para complementar a renda.

“Fiquei desempregada e atrásra estou no mercado de trabalho tentando me recolocar. Sou mãe solo e preciso trabalhar para garantir o sustento da minha filha. Qualquer oportunidade que apareceu eu estou agarrando”, disse Ionesia.

De janeiro a março, Ribeirão Preto registrou um saldo positivo de quase 4 mil vagas, com número de contratações superando o de demissões. Contudo, especialistas alertam que esses dados não indicam necessariamente a criação de novos postos de trabalho ou expansão do mercado local.

Maria Zucolaro, consultora de recursos humanos, explica que a variação na balança de empregos está relacionada à rotatividade dos funcionários. Muitas pessoas não permanecem pelo período mínimo de um ano exigido pelas empresas, o que dificulta a estabilidade e a permanência no emprego.

“Tem muitos candidatos que não permanecem o mínimo de um ano que as empresas exigem para que o profissional tenha uma certa estabilidade. Isso acaba dificultando o famoso ‘pula-pula’. Fica dois meses, três meses e muitas vezes as empresas não querem esse profissional no mercado”, explicou Maria.

Especialistas também apontam que os baixos salários e o descontentamento com os turnos de trabalho são fatores que contribuem para a alta rotatividade entre os funcionários. Por isso, a orientação para os candidatos é que sejam persistentes e busquem construir um histórico profissional consistente.

“É muito importante para a pessoa ter um histórico melhor no currículo. As empresas valorizam muito isso, a intenção de permanecer na empresa e a possibilidade de crescer dentro dela, subindo na hierarquia”, ressaltou Luciani Biagiotti.

Atualmente, os setores da indústria e do comércio são os que mais oferecem vagas em Ribeirão Preto, conforme levantamento da divisão de emprego. A expectativa é que a oferta de oportunidades continue aquecida nos próximos meses, beneficiando aqueles que buscam recolocação no mercado.

Oportunidades em Ribeirão Preto: O Pátio do Trabalhador concentra vagas para contratação imediata em diversos setores, facilitando o acesso dos candidatos às entrevistas e processos seletivos.

Perfil dos candidatos e rotatividade

A rotatividade elevada está associada à falta de estabilidade mínima exigida pelas empresas, além de fatores como salários baixos e insatisfação com os turnos de trabalho.

Importância da persistência e histórico profissional: Especialistas recomendam que os candidatos busquem manter-se por mais tempo nas empresas para melhorar o currículo e aumentar as chances de crescimento profissional.

Setores com maior oferta de vagas: Indústria e comércio são os segmentos que mais disponibilizam oportunidades de emprego na cidade.

Informações adicionais

De janeiro a março, o saldo positivo de quase 4 mil vagas em Ribeirão Preto não indica necessariamente a criação de novos postos, mas reflete a rotatividade dos trabalhadores. A divisão de emprego orienta os candidatos a valorizarem a estabilidade e a construção de um histórico profissional sólido para aumentar suas chances no mercado.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.