Ouça a coluna ‘Conexão CBN’ com André Patrocínio
A chegada do 5G no Brasil, prevista inicialmente para 2021, sofreu atrasos significativos. Embora a tecnologia prometa velocidades de download impressionantes (um filme em um minuto, contra 20 minutos no 4G), sua implementação enfrenta obstáculos.
Desafios na Implementação do 5G
Um dos principais entraves é a necessidade de desativar a faixa de 3,5 GHz atualmente utilizada pelas antenas de TV. Este processo, necessário para evitar interferências com o 5G, demandará tempo e afetará a previsão inicial de lançamento da nova tecnologia.
A Compra de Celulares 5G
Com as operadoras já vendendo aparelhos compatíveis com 5G, surge a dúvida se vale a pena investir. Atualmente, a tecnologia oferecida é um 4G aprimorado (4G 2.0), não o 5G completo. Considerando que a implementação total do 5G levará de 18 a 24 meses, adquirir um celular 5G atrásra pode não ser o investimento mais inteligente. Outras características, como custo-benefício e recursos fotográficos, devem ser priorizadas.
Leia também
Perspectivas Futuras
A migração para o 5G no Brasil seguirá um caminho semelhante à transição do 3G para o 4G, que também exigiu a liberação de faixas de frequência. Espera-se que o processo leve de 18 a 24 meses, indicando que o 5G só estará amplamente disponível por volta de 2025. Portanto, a compra de um celular com suporte a 5G não deve ser o fator principal na decisão de compra de um novo aparelho no momento.