Errar o número de qualquer candidato na hora de votar acaba anulando e para evitar esse erro, o eleitor já pode ir treinando
Com as eleições se aproximando, é crucial estar preparado para votar corretamente e evitar a anulação do voto. Para ajudar os eleitores a evitarem erros na hora de digitar os números dos candidatos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou um simulador de voto online.
Como funciona o simulador?
O simulador permite que o eleitor treine quantas vezes quiser, familiarizando-se com a sequência correta de votação para os cinco cargos: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Cada cargo possui um número de dígitos específicos: deputado federal (4 dígitos), deputado estadual (5 dígitos), senador (3 dígitos), governador (2 dígitos) e presidente (2 dígitos). É possível votar apenas na legenda, sem escolher um candidato específico, para os cargos de deputado federal e estadual.
Recursos de acessibilidade
Uma novidade deste ano é a inclusão de um intérprete de Libras e a atualização do áudio, tornando o simulador mais acessível para pessoas com deficiência visual. Os partidos e candidatos apresentados na simulação são fictícios, permitindo que o eleitor se concentre na mecânica da votação sem se preocupar com as informações reais da campanha.
Leia também
O simulador, disponível no site do TSE (tse.jus.br), é uma ferramenta valiosa para garantir que o voto seja computado corretamente. Com mais de 40 dias para as eleições, ainda há tempo suficiente para treinar e se familiarizar com o processo, evitando filas e garantindo a participação plena no processo democrático. Anote os números dos seus candidatos e pratique no simulador para uma votação tranquila e segura.



