Ação visa garantir a segurança do pleito e oferecer mais transparência ao processo eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está nos preparativos finais para as eleições deste ano. Técnicos do TSE trabalham na compilação dos programas das urnas eletrônicas e dos sistemas de contagem de votos, um processo que envolve a transformação da linguagem de programação em comandos compreensíveis pelas máquinas.
Compilação e Verificação dos Programas
De terça a sexta-feira, 15 milhões de linhas de código estão sendo minuciosamente revisadas para garantir o perfeito funcionamento dos programas. Este processo garante que as versões utilizadas nas urnas e nos computadores sejam as oficiais e aprovadas.
Assinatura Digital e Lacração
Na sexta-feira, o presidente do TSE, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Procuradoria-Geral da República assinarão digitalmente os documentos. Após a assinatura, os programas serão lacrados e armazenados em cofre no TSE. Cópias digitalmente assinadas serão enviadas aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), onde serão instaladas nas urnas eletrônicas. A urna só funcionará se as assinaturas digitais forem verificadas.
Eleições 2024
As eleições de 2024 estão marcadas para o primeiro turno em 15 de novembro e o segundo turno em 29 de novembro. É importante lembrar que, devido à pandemia, as eleições foram adiadas em um mês em relação ao calendário inicial.



