CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Tutores de que moram em apartamentos preferem os gatos, mas os felinos gostam de pequenos espaços?

Bichanos costumam ser espaçosos... quem comenta essa relação é Gelson Genaro na coluna 'CBN Pet News'
gatos em apartamentos
Bichanos costumam ser espaçosos... quem comenta essa relação é Gelson Genaro na coluna 'CBN Pet News'

Bichanos costumam ser espaçosos… quem comenta essa relação é Gelson Genaro na coluna ‘CBN Pet News’

Com a crescente popularidade dos gatos como animais de estimação, muitas pessoas optam por ter um felino mesmo morando em apartamentos. No entanto, surge a dúvida: um gato pode ser feliz em um espaço reduzido?

Enriquecendo o ambiente felino em apartamentos

Manter um gato feliz em apartamento é possível, desde que seu ambiente seja enriquecido. Isso significa oferecer estímulos que compensam a falta de espaço e liberdade de um ambiente externo. A higiene é fundamental: a limpeza frequente da caixa de areia (pelo menos duas vezes ao dia, mais se houver mais de um gato) é crucial para evitar o estresse causado pelo acúmulo de urina, que pode levar o gato a urinar em outros locais da casa.

Alimentação, higiene e brinquedos: a chave para a felicidade felina

Além da higiene, a alimentação também desempenha um papel importante. Oferecer capim ou grama de gato, disponível em pet shops, ajuda a compensar a falta de acesso a plantas que o gato poderia encontrar na natureza, evitando que ele coma plantas tóxicas presentes em casa. A escovação regular não só remove pelos, prevenindo problemas digestivos, mas também permite a detecção precoce de problemas de saúde. Por fim, brinquedos interativos, trocados periodicamente para manter a novidade e o estímulo, são essenciais. A ideia é criar um “cardápio” de brinquedos, oferecendo um de cada vez para evitar a monotonia.

Prevenção de acidentes e bem-estar

Telas de proteção em janelas são imprescindíveis para garantir a segurança do gato, evitando quedas e fugas. Gatos são excelentes saltadores e podem se machucar gravemente em uma queda, mesmo de alturas consideradas baixas. A gatificação, que consiste em adaptar o ambiente com itens que estimulam o comportamento natural do gato (como arranhadores e prateleiras altas), é uma ótima maneira de proporcionar bem-estar e enriquecimento ambiental. O objetivo final é garantir o bem-estar do animal, respeitando suas necessidades mesmo em um espaço menor.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.