CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

UBDS Central de Ribeirão Preto é transformada em polo Covid-19

Devido ao aumento de casos na cidade a unidade de saúde passa a atender apenas pacientes com os sintomas da doença
polo Covid-19
Devido ao aumento de casos na cidade a unidade de saúde passa a atender apenas pacientes com os sintomas da doença

Devido ao aumento de casos na cidade a unidade de saúde passa a atender apenas pacientes com os sintomas da doença

Ribeirão Preto amplia estrutura de saúde para combater aumento de casos de Covid-19

Novos leitos de UTI

Para evitar o colapso do sistema de saúde, a Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou a abertura de sete novos leitos de terapia intensiva (UTI) no Hospital Santa Lídia a partir de amanhã. Segundo o secretário de saúde, Sandro Scarpelini, os respiradores foram recebidos na sexta-feira passada e a unidade está sendo adaptada para a expansão do atendimento. O Hospital Santa Lídia passará a operar quase que exclusivamente com leitos de UTI para Covid-19, além de alguns leitos de enfermaria.

Novo Polo Covid-19

Além dos novos leitos de UTI, a cidade ganhará um novo polo Covid-19 na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro. Este polo, similar ao já existente na UBS 13 de Maio, contará com três leitos de UTI com estrutura para intubação, dez leitos com monitorização e 25 leitos de enfermaria. Devido à nova instalação, alguns atendimentos da UBS serão transferidos para o Núcleo de Gestão Assistencial (GNA) e o atendimento odontológico de urgência será direcionado para a UBS da Vila Virgínia.

Desafios e medidas de prevenção

Apesar do aumento na oferta de leitos, o secretário Sandro Scarpelini reforçou a importância da colaboração da população com as medidas de prevenção contra a Covid-19. Ele alertou para os riscos da superlotação dos hospitais e a necessidade de evitar a internação em UTI, enfatizando a gravidade da situação e a necessidade de se manterem as precauções. O Hospital das Clínicas também deve abrir mais sete leitos de UTI nos próximos dias. A principal dificuldade, segundo Scarpelini, reside em encontrar profissionais de saúde dispostos a trabalhar na linha de frente contra a Covid-19. Quanto às cirurgias eletivas, seguindo as diretrizes do Conselho Federal de Medicina e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, apenas casos urgentes e inadiáveis serão realizados.

A ampliação da estrutura de saúde em Ribeirão Preto demonstra o esforço para enfrentar o aumento de casos de Covid-19, mas a colaboração da população com as medidas de prevenção continua sendo fundamental para evitar o colapso do sistema e garantir o atendimento adequado a todos que necessitam.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.