Em alguns casos, funcionários precisaram limpar vômitos de pacientes; Prefeitura vai abrir licitação para contratar terceirizada
Desde o fim do ano passado, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Adão do Carmo, em Ribeirão Preto, enfrenta problemas com a limpeza. Atualmente, a prefeitura mantém uma funcionária no local em escala de 12 horas por 36 horas, porém apenas no período noturno, quando a unidade está fechada. Durante o dia, a limpeza é feita apenas duas vezes por semana.
Limpeza insuficiente impacta atendimento
A falta de limpeza diurna tem gerado problemas. Funcionários da UBS relataram casos em que tiveram que limpar vômitos de pacientes por falta de pessoal de limpeza. O gerente da unidade, Dr. Pedro José Bistani, confirmou a dificuldade e a necessidade de uma pessoa dedicada à limpeza durante todo o dia para atender às demandas, como limpeza de banheiros e recolhimento de lixo.
Falta de pessoal e busca por solução
Segundo o Dr. Bistani, a UBS contava com uma funcionária para a limpeza diurna até o ano passado, quando ela se aposentou. Desde então, a unidade solicitou a contratação de uma empresa terceirizada para suprir a falta de limpeza diária. O presidente do sindicato dos servidores municipais de Ribeirão Preto, Laerte Carlos Augusto, informou que irá investigar a denúncia e verificar se outras unidades de saúde enfrentam o mesmo problema, mostrando preocupação com a saúde pública e a segurança dos servidores.
Leia também
- Prefeitura de Ribeirão rompe contrato com empresa responsável pela limpeza de banheiros públicos
- Turismo acessível em são paulo: Ainda não sabe pra onde vai viajar nas férias de julho? Está sem ideias e, o principal, a grana está curta?
- Cozinheira e auxiliar de limpeza são presas suspeitas de furto de alimentos
Prefeitura se manifesta
Em nota, a Secretaria da Saúde informou que o processo de licitação para contratação de uma empresa de limpeza especializada para a UBS está em andamento, com previsão de abertura dos envelopes em 5 de novembro. A secretaria afirma que, enquanto isso, a unidade não está sem limpeza. No entanto, a administração não respondeu se outras unidades de saúde também estão sem o serviço terceirizado de limpeza.



