Previsão é que as obras terminem apenas em 2019; ampliação está orçada em quase R$ 1 milhão
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Quintino I, em Ribeirão Preto, passará por uma ampla reforma e ampliação após 30 anos sem qualquer intervenção. A prefeitura anunciou a liberação de verba federal para a obra, com previsão de início em novembro.
Melhorias na Estrutura e Atendimento
Segundo José Antônio Saade Salomão, gerente da UBS, a reforma visa modernizar o espaço e atender às normas vigentes. As melhorias incluirão adequações estruturais, considerando mudanças nos conceitos de vigilância e acolhimento ao longo dos anos. Serão realizadas adequações sanitárias e de acolhimento, impactando positivamente a qualidade do atendimento aos usuários.
Remanejamento Temporário de Pacientes
Durante as obras, estimadas em um a um ano e meio, cerca de 200 pacientes atendidos em especialidades médicas e odontológicas serão remanejados para outras unidades, como a UBS da Vila Mariana e a UBS do Quintino II. A UBS do Quintino II continuará atendendo as urgências. O número de consultórios médicos também aumentará, passando dos atuais cinco para oito ou nove.
Leia também
Expansão e Acessibilidade
A UBS passará dos atuais 380 metros quadrados para 800 metros quadrados, com investimento total previsto de R$ 918 mil. As melhorias incluem adequações de acessibilidade, novas salas de espera, banheiros adaptados, e espaços para curativos e vacinas. A expectativa é que a reforma traga uma significativa melhora na infraestrutura e no atendimento à população do Quintino I.


