Conselho de Ética ouvirá testemunhas de vereadores afastados nesta terça-feira
Investigação da Operação Sevandija: Conselho de Ética Prorroga Audiências
O Conselho de Ética da Câmara de Ribeirão Preto decidiu prorrogar as audiências da Operação Sevandija. Inicialmente marcado para sexta-feira, o encerramento das oitivas foi adiado devido ao baixo comparecimento de testemunhas. Apenas uma das 22 convocadas compareceu.
Testemunhas Aguardadas e Próximos Passos
Entre as testemunhas que não compareceram estão o deputado estadual Davisaia (PPS) e outras ligadas aos vereadores Walter Gomes (PTB), Cicero Gomes da Silva (PMDB), Evaldo Mendonça Filho (PTB), Giló (PTB) e Samuel Zanferdini (PSDB). As audiências serão retomadas na terça-feira. O relatório final da comissão deve ser apresentado na quinta-feira, podendo resultar no arquivamento das denúncias ou no pedido de cassação dos vereadores envolvidos. O julgamento em plenário, caso necessário, ocorrerá até 22 de dezembro.
Transparência e Depoimentos
O presidente do Conselho de Ética, Rodrigo Simões (PDT), justificou a prorrogação com a necessidade de garantir transparência e facilitar a participação das testemunhas. Todos os documentos das audiências, incluindo atas, gravações em áudio e vídeo, e transcrições, estarão disponíveis para os advogados dos réus. Nove vereadores estão afastados dos cargos desde setembro, acusados de receber propina e indicar cabos eleitorais para cargos na prefeitura. Até o momento, foram ouvidas testemunhas de Genival do Gomes (PSDB), José Carlos de Oliveiro (PSDB), Maurílio Romano (PP) e Capela Novas (PPS). Sáulo Rodrigues da Silva (PRB) não apresentou testemunhas.
Leia também
O processo deve ser concluído antes do recesso de fim de ano. A presidente interina, Glaucia Berenice (PSDB), deverá colocar o julgamento em pauta caso seja necessário. A última sessão ordinária da Câmara está marcada para 22 de dezembro.



