São 20 pacientes com a cepa do Reino Unido e 184 com a de Manaus
O Ministério da Saúde monitora novas variantes do coronavírus no Brasil. Até 20 de fevereiro, foram registrados 204 casos de variantes, segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde.
Variantes Identificadas
Destes, 20 casos foram da variante do Reino Unido (11 em São Paulo) e 184 da variante inicialmente identificada no Amazonas (28 em São Paulo). Não há registros da variante da África do Sul.
Ações do Ministério da Saúde
Em resposta, o Ministério da Saúde enviou uma nota técnica aos estados com orientações sobre como lidar com as novas variantes. A nota destaca a necessidade de notificação imediata de casos de síndrome respiratória aguda-grave associados ao coronavírus e de resultados de sequenciamento genético que identifiquem novas variantes. Recomenda-se também a realização de investigações epidemiológicas para rastrear a transmissão e a gravidade dos casos.
Medidas de Prevenção
A nota técnica reforça a importância da manutenção das medidas de proteção individual, lembrando que a pandemia não acabou. A notificação imediata de casos suspeitos e a investigação epidemiológica são cruciais para o controle da disseminação das variantes.


