Quem traz os detalhes sobre o réptil é a equipe de especialistas do Terra da Gente na coluna ‘CBN Sons da Terra’
Neste episódio do podcast Sons da Terra, em parceria com a CBN, Paulo Augusto entrevista Ananda Porto e o biólogo Gabriel Dias, especialista em jacarés, para discutir o jacaré-de-papo-amarelo (Caimã latirostris).
O significado de ‘Caimã’ e as características do jacaré-de-papo-amarelo
Gabriel explica que ‘Caimã’ é um termo indígena de origem americana, utilizado para designar o gênero e a subfamília a que pertence o jacaré-de-papo-amarelo. Ele destaca que o Brasil abriga seis espécies diferentes de jacarés, e o jacaré-de-papo-amarelo se distingue por seu focinho curto (‘latirostris’ em latim), pelo papo amarelo (principalmente na época reprodutiva) e por sua distribuição geográfica.
Ameaças e conservação do jacaré-de-papo-amarelo
Embora a espécie não esteja globalmente ameaçada de extinção, populações em algumas regiões, como o Espírito Santo, sofrem grande risco. A principal ameaça é a destruição do habitat na Mata Atlântica, devido ao desenvolvimento urbano e populacional. O projeto Caimã, do qual Gabriel participa, realiza pesquisas, monitoramento, educação ambiental e ações de genética para a conservação da espécie.
Leia também
Os sons do jacaré e a relação com o ser humano
Gabriel descreve os sons emitidos pelos jacarés, desde os sons dos filhotes dentro dos ovos até os sons de acasalamento dos machos. Ele explica que esses sons são importantes para a comunicação entre a mãe e os filhotes, e que o som de acasalamento, descrito pelas comunidades locais como um ‘canto’, é uma vibração na água feita pelo macho para atrair a fêmea. Por fim, a conversa aborda o medo cultural associado aos jacarés, contrastando-o com o importante papel ecológico do animal e a possibilidade de convivência harmoniosa.
O podcast finaliza com uma música infantil sobre jacarés, buscando promover uma imagem mais positiva e lúdica do animal.