O acidente com o ônibus de estudantes de São Joaquim da Barra (SP) que terminou com 12 jovens mortos completa um ano nesta sexta-feira (20). A colisão aconteceu na noite de quinta-feira, 20 de fevereiro do ano passado, quando o veículo voltava da Unifran (Universidade de Franca) e foi atingido por um caminhão basculante na rodovia Waldir Canevari, em Nuporanga (SP).
O ônibus utilizava este caminho por conta após desvio provocado pela interdição da ponte do Rio Salgado, na rodovia Prefeito Fábio Talarico. Em outubro do ano passado, o caminho foi liberado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).
O motorista do caminhão, Evandro Rogério Leite, foi preso em flagrante e posteriormente condenado a cinco anos e nove meses de prisão em regime semiaberto por homicídio culposo, além de ter a habilitação suspensa por sete meses.
Um ano depois, familiares seguem convivendo com a dor e promovendo homenagens por meio do movimento Doze Vidas. O pedido de justiça continua presente. Confira a reportagem especial feita por Samuel Santos.



