Ouça a coluna ‘CBN Sons da Terra’ com a equipe Terra da Gente
O canário-da-terra, ave símbolo do Brasil, já foi considerado ameaçado de extinção, mas sua população tem crescido nos últimos anos. Sua beleza e canto melodioso o tornaram um dos pássaros mais populares do país, tanto que empresta seu nome à Seleção Brasileira.
O retorno do canário-da-terra
O aumento da população do canário-da-terra não é apenas impressão. Segundo o biólogo Luciano Lima, a espécie, que chegou a ser considerada ameaçada em algumas regiões devido ao tráfico de animais, tem se recuperado e se tornado mais presente no dia a dia das pessoas, tanto na cidade quanto no campo. Basta colocar sementes no chão para atraí-los.
O canário-da-terra na cultura brasileira
A popularidade do canário-da-terra transcende sua beleza e canto. Seu nome está intrinsecamente ligado à Seleção Brasileira de Futebol, apelidada de “Canarinho” desde 1953, quando um concurso da CBF adotou as cores amarelo e verde para a camisa da equipe, inspiradas na ave. Além disso, o canário-da-terra também ganhou destaque na cultura popular, como o personagem Niko no filme Rio, da Disney.
Leia também
Hábitos e curiosidades
O canário-da-terra é uma ave adaptável, que constrói seus ninhos em locais inusitados, como em buracos de telhados, em cabaças e até mesmo aproveitando ninhos de joão-de-barro. Apesar de se alimentar de sementes, também consome lagartas e insetos, auxiliando no controle de pragas em hortas. A presença do canário-da-terra indica um ambiente saudável e equilibrado. Para atraí-los, basta oferecer comida e locais apropriados para nidificação. Manter os canários livres é fundamental, pois pássaros em gaiolas não cantam, lamentam.