Mãe, Zenaide Barbosa, e filho, Mateus Barbosa, foram enterrados neste sábado (5). Filho teria sido o primeiro infectado
Franca, interior de São Paulo, viveu um fim de semana marcado pela dor com a morte de mãe e filho, vítimas da Covid-19, com apenas cinco horas de diferença. Dona Zenayde de Barbosa de Oliveira, de 84 anos, e seu filho, Mateus Barbosa de Oliveira, de 45 anos, estavam internados em um hospital particular e não resistiram à doença.
Família em Luto e Despedida Impossível
A família foi profundamente atingida pela tragédia. Joel Barbosa de Oliveira, filho de dona Zenayde e irmão de Mateus, relatou a sequência de eventos. Mateus apresentou sintomas semelhantes a sinusite e febre no dia 20 de novembro, buscando atendimento médico. Após piora do quadro, com tosse e dificuldade respiratória, exames revelaram comprometimento pulmonar de quase 70%. Internado na UTI, seu estado se agravou. Enquanto isso, dona Zenayde, após apresentar tosse grave, também foi internada com Covid-19, vindo a falecer cinco horas depois do filho.
Impacto da Pandemia e Restrições
Devido aos protocolos de segurança sanitária, a família não pôde acompanhar o enterro de mãe e filho, realizado no sábado no Cemitério Santo Agostinho. A impossibilidade de uma despedida adequada agrava a dor da perda. Joel descreveu a situação como um “furacão” que atingiu a família, que atrásra busca forças para seguir em frente. A esposa e um filho de Mateus também contraíram a doença, mas estão se recuperando.
Leia também
Reflexões sobre a Perda e a Pandemia
O caso comove a população de Franca e região. A perda de mãe e filho em tão pouco tempo, somada à impossibilidade de uma despedida tradicional, destaca o sofrimento imposto pela pandemia. O boletim epidemiológico de Franca registrou 201 mortes por Covid-19 no domingo, com mais de 9.600 casos confirmados. A situação reforça a gravidade da doença e a importância de seguir os protocolos de segurança para conter o avanço do vírus.



