Pedido foi em uma festa junina, em São Joaquim da Barra, e a música que marcou a relação ainda é lembrada pelo casal
Mais de cinco décadas de amor e cumplicidade: essa é a história de dona Mércia e seu Edson, um casal que celebra o Dia dos Namorados há mais de 50 anos. A trajetória de amor começou em uma festa junina em São Joaquim da Barra, onde aos 24 anos, seu Edson se encantou por dona Mércia.
O Primeiro Encontro e os Anos que Seguiram
A música que tocava naquela noite inesquecível permanece na memória do aposentado. Após um breve período de namoro, o casal uniu suas vidas, construindo uma família com três filhos e seis netos. Dona Mércia destaca o carinho e cuidado mútuo como pilares da relação, ressaltando a importância da reciprocidade no dia a dia: “Ele me leva café, ele faz as coisas pra mim. Essa atenção, esse carinho dele pra mim é muito importante. Então eu procuro também fazer minha parte com relação a ele”.
Superação e Fé como Fundamentos
Além da família, a trajetória do casal inclui a experiência de lecionar cursos preparatórios para noivos, compartilhando seus valores e ensinamentos com outras pessoas. A fé também é mencionada como um elemento fundamental para a superação das dificuldades: “Sem uma religião, seja qual ela for, não somos nada. E nem capazes de segurar muitas vezes as tempestades que nos aparecem pela frente”.
Leia também
Um Exemplo em Tempos de Alta Taxa de Divórcios
Em um país onde quase metade dos casamentos termina em divórcio em até 10 anos, segundo dados do IBGE, a história de dona Mércia e seu Edson se destaca como um exemplo de união duradoura. Para o casal, o segredo reside na cumplicidade, na aceitação mútua e na gratidão por cada dia juntos. Apesar dos desafios inerentes a qualquer relacionamento, eles enfatizam a importância de buscar a resolução de conflitos e de manter o diálogo aberto: “Não ir dormir sem pedir desculpa um para o outro quando acontece alguma coisa. E a gente assim procura manter esse relacionamento”. Para eles, todos os dias são Dia dos Namorados, uma celebração constante do amor e da vida a dois.



