Cerca de 1.800 moradores não foram às unidade de saúde para a segunda vacina; doutora Silvia Fonseca faz uma análise
Cerca de 1.800 moradores de Ribeirão Preto que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 ainda não completaram o ciclo vacinal com a segunda dose, segundo dados do vacinômetro estadual. Apesar de 169.985 doses já aplicadas na cidade, 60.386 pessoas completaram a imunização, enquanto 109.599 tomaram apenas a primeira dose.
Riscos da dose única
Em entrevista, a médica infectologista Dra. Silvia Fonseca alertou sobre os riscos de se tomar apenas uma dose da vacina. Ela explicou que a imunização completa só é alcançada com as duas doses, e que tomar apenas uma dose deixa a pessoa vulnerável à infecção, inclusive formas graves que podem levar à internação e até mesmo à UTI. A médica comparou com outras vacinas que exigem múltiplas doses para imunização completa, como a da poliomielite.
Desinformação e medo
A Dra. Fonseca também comentou sobre a desinformação nas redes sociais e o medo da vacinação como fatores que contribuem para a baixa adesão à segunda dose. Ela enfatizou a importância de buscar informações confiáveis, de fontes qualificadas, e reforçou a segurança e eficácia das vacinas disponíveis, destacando seu papel fundamental no controle da pandemia.
Leia também
Vacinação e outras doenças
A médica destacou a importância da vacinação não apenas contra a Covid-19, mas também contra outras doenças como a gripe e a meningite, alertando para o risco de surtos caso a cobertura vacinal caia. Ela mencionou a hesitação vacinal como um fenômeno preocupante, e a necessidade de conscientização sobre os benefícios da vacinação, principalmente para grupos mais jovens que não vivenciaram surtos de doenças preveníveis por vacinas. A médica finalizou reforçando a importância da vacinação como a melhor forma de prevenção de doenças respiratórias, e que a pandemia só será controlada com a imunização em massa da população.
A entrevista também abordou casos de pessoas que receberam vacinas diferentes na primeira e segunda doses, e a médica explicou que ainda não há estudos conclusivos sobre os efeitos dessa prática. Ela recomendou que quem se encontrar nessa situação procure o local de vacinação para avaliação e acompanhamento. A reportagem finaliza com informações de como agendar a segunda dose em Ribeirão Preto.


