Objetivo da universidade é prevenir o câncer em animais
Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, e a UNESP de Jaboticabal está promovendo uma iniciativa inovadora que se estende aos animais, que também podem ser afetados pela doença. Bruna Fernanda Firmo, organizadora do evento, destaca a importância de abordar o tema nos pets.
A Incidência do Câncer de Mama em Animais
De acordo com Bruna, o tumor de mama é o mais comum em cadelas e o segundo mais frequente em gatas. Embora menos comum, machos também podem ser diagnosticados com a doença, representando cerca de 2,7% dos casos.
Como Realizar o Exame de Palpação
Assim como o autoexame nas mulheres, os proprietários são incentivados a realizar a palpação das mamas de seus animais regularmente. O exame consiste na palpação cuidadosa de todas as mamas em busca de nódulos ou outras anormalidades.
Castração como Medida Preventiva
A castração é apontada como uma medida eficaz na redução dos riscos de câncer de mama em animais. Quando realizada antes do primeiro cio, a redução é ainda maior, diminuindo as chances de desenvolvimento do tumor para menos de 1%. A castração até os 2 anos e meio de idade também oferece um fator protetor significativo.
A iniciativa da UNESP de Jaboticabal oferece atendimento veterinário para exame das mamas de cães e gatos em diferentes locais e datas ao longo do mês de outubro. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, proporcionando acesso à prevenção e diagnóstico precoce da doença.



