CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Unesp e Secretaria da Saúde de Jaboticabal procuram mulher que abandonou marreco com gripe aviária

Ave foi encontrada abandonada dentro de uma sacola por uma mulher com uma moto; especialistas alertam para risco de contaminação
Unesp e Secretaria da Saúde de
Ave foi encontrada abandonada dentro de uma sacola por uma mulher com uma moto; especialistas alertam para risco de contaminação

Ave foi encontrada abandonada dentro de uma sacola por uma mulher com uma moto; especialistas alertam para risco de contaminação

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal e a Secretaria Municipal de Saúde buscam identificar a mulher que abandonou uma ave na semana passada. O animal, Unesp e Secretaria da Saúde de, diagnosticado posteriormente com gripe aviária, morreu na manhã do dia 16.

De acordo com a direção da Unesp, uma mulher chegou ao Hospital Veterinário da universidade em uma moto, segurando uma sacola. Após conversar por alguns minutos na recepção, ela teria deixado a ave, que estava dentro da sacola, na rotatória do campus, a poucos metros do hospital. Outra mulher resgatou o animal e o levou de volta ao hospital, onde foram realizados exames iniciais que indicaram gripe aviária. A confirmação da doença veio após análise de amostras em um laboratório especializado em Campinas.

Investigação e segurança: O diretor da unidade da Unesp em Jaboticabal, Humberto Tonhatti, informou que imagens das câmeras de segurança mostram a mulher usando capacete e de perfil, dificultando a identificação. Ele ressaltou que a pessoa que abandonou a ave não deve ser repreendida, mas alertou para o risco à saúde, já que ela manipulou um animal infectado.

Medidas de controle: Na manhã desta segunda-feira, equipes da Secretaria de Saúde, da Vigilância Epidemiológica e do setor técnico da Prefeitura de Jaboticabal se reuniram para discutir ações de controle e prevenção da gripe aviária. Foi criado um comitê de crise para monitorar a situação. O secretário de Saúde, Diego Nogueira, destacou que o comitê centraliza informações e reúne diversas áreas do município para traçar estratégias de enfrentamento.

Contexto nacional: Na semana passada, o Ministério da Agricultura declarou o Brasil livre da gripe aviária após 28 dias sem novos casos em granjas. O período começou a ser contado em 22 de maio, após a desinfecção da granja de Monte Negro, no Rio Grande do Sul, onde foi registrado o primeiro e único foco da doença em aves comerciais no país.

Entenda melhor

A gripe aviária é uma doença viral que afeta aves e pode apresentar risco à saúde pública. A identificação rápida e o controle dos casos são essenciais para evitar a disseminação da doença.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.