Pacientes de urgência ou emergência estão sendo levados para fazer o exame na UBDS Central; previsão de conserto é de 4 dias
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da 13 de Maio, em Ribeirão Preto, enfrenta problemas com seu aparelho de raio-X, quebrado desde ontem. A situação afeta diretamente os pacientes que necessitam do exame, gerando reclamações e transtornos.
Desassistência e Impactos no Atendimento
Segundo relatos, pacientes que procuram a UPA se deparam com a impossibilidade de realizar o exame de raio-X. A Prefeitura informou que o conserto está previsto apenas para daqui a quatro dias. Para minimizar os impactos, a Secretaria de Saúde garante que casos de urgência e emergência são triados, e os pacientes são encaminhados de van até a Unidade Básica de Saúde (UBS) para a realização do exame. Após o procedimento, retornam à UPA com o resultado para avaliação médica.
Histórico de Problemas e Soluções Provisórias
Este não é o primeiro incidente com o aparelho de raio-X da UPA da 13 de Maio. Em julho do ano passado, o equipamento ficou dez dias inoperante, sendo consertado e quebrando novamente após apenas uma semana de funcionamento. Na ocasião, a Secretaria de Saúde declarou ser a terceira vez naquele ano que o aparelho apresentava defeitos e anunciou a abertura de licitação para aquisição de novos equipamentos.
Previsão de Retorno e Necessidade de Melhorias
Com a previsão de conserto para o próximo sábado, a população da região enfrenta mais uma vez a falta de acesso adequado a exames de imagem essenciais. A recorrência de problemas com o aparelho de raio-X demonstra a necessidade urgente de investimentos em infraestrutura e manutenção para garantir a qualidade do atendimento na UPA da 13 de Maio e evitar novos transtornos aos pacientes.



