UBS mantém atendimento em casos de emergência e para gestantes
A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Albertina, em Ribeirão Preto, foi novamente alvo de criminosos neste final de semana. De acordo com uma funcionária, a unidade, localizada na Rua Apeninos, teve fios de cobre dos aparelhos de ar-condicionado roubados.
Ação Recorrente e Preocupante
Segundo relatos, o roubo de fios de cobre dos aparelhos de ar-condicionado tem se tornado uma prática frequente na UBS. Uma vizinha, que preferiu não se identificar, afirmou ter presenciado a ação rápida dos bandidos pela janela de sua casa. Apesar de ter acionado a polícia, os criminosos já haviam fugido.
Falta de Segurança e Ameaças
Eleni Pastorelli, enfermeira que substituiu o gerente da unidade, relatou que o problema da falta de segurança é recorrente e que os funcionários já sofreram até ameaças de morte. Uma funcionária presenciou a entrada de três indivíduos na unidade durante o horário de trabalho, através do muro lateral, e foi ameaçada caso os denunciasse. A ausência de segurança na unidade permite a entrada de pessoas e até animais, gerando um clima de insegurança constante.
Leia também
Manifestação e Atendimento à População
Diante da situação, os funcionários realizaram uma manifestação na unidade para chamar a atenção para a falta de segurança. Apesar do ocorrido, os pacientes que necessitaram de atendimento foram acolhidos e atendidos, tanto no período da manhã quanto no período da tarde, priorizando as urgências.
A prefeitura informou, em nota, que os danos ao patrimônio público ainda não foram contabilizados e que a unidade possui sistemas de alarme e conta com a proteção da Guarda Municipal. A gerente da unidade registrou um boletim de ocorrência e aguarda a investigação da polícia. A situação demonstra a fragilidade da segurança em unidades de saúde, impactando o trabalho dos profissionais e o atendimento à população.



