CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas emite ofício ao estado informando superlotação

Documento solicita agilidade na remoção de paciente que já receberam alta; nesta quarta (10), 191 pessoas estavam internadas
superlotação hospitalar
Documento solicita agilidade na remoção de paciente que já receberam alta; nesta quarta (10), 191 pessoas estavam internadas

Documento solicita agilidade na remoção de paciente que já receberam alta; nesta quarta (10), 191 pessoas estavam internadas

O sistema de saúde de Ribeirão Preto enfrenta uma grave crise de superlotação, afetando hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs). Pacientes com sintomas gripais, como febre, tosse e coriza, enfrentam longas esperas por atendimento, exames e internação, resultando em casos de óbitos por demora no atendimento.

Alta Demanda e Demora no Atendimento

A alta demanda em unidades de saúde de Ribeirão Preto e região é um problema que se arrasta desde fevereiro. Hospitais municipais e estaduais reconhecem a situação crítica, mas não conseguem agilizar o atendimento. A espera por vagas de internação e a demora na liberação de pacientes que já receberam alta impactam diretamente no fluxo de atendimento, deixando pacientes debilitados esperando por horas ou até dias.

Superlotação e Falta de Recursos

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, por exemplo, emitiu um ofício ao governo estadual relatando superlotação, com 191 pacientes internados em uma unidade com capacidade para 187 leitos. A Santa Casa também enfrenta situação semelhante, com 200% de ocupação e todos os leitos de UTI e CTI ocupados. A falta de vagas leva pacientes a aguardarem atendimento em locais inadequados, como corredores de emergência, comprometendo a qualidade do atendimento e a segurança do paciente. A situação se agrava pela falta de profissionais de saúde em algumas unidades e pela ineficiência no processo de regulação, que muitas vezes encaminha pacientes para hospitais que não possuem vagas disponíveis.

Soluções e Perspectivas

Apesar dos problemas, algumas medidas estão sendo tomadas. O Hospital das Clínicas busca otimizar o fluxo interno de pacientes, dando alta mais eficientemente e reabrindo leitos antes bloqueados por falta de funcionários. A Secretaria Estadual da Saúde afirma que ninguém ficou sem atendimento, mas admite o aumento de pacientes desde fevereiro. A UPA da 13 de Maio, em reforma, também enfrenta problemas de superlotação, com pacientes aguardando transferência em condições precárias. A situação exige soluções urgentes e efetivas para garantir um atendimento digno e eficiente à população, evitando novas tragédias.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.