Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
O Pronto Atendimento da Vila Virgínia estará fechado nesta quinta-feira, dia 20, feriado da Consciência Negra, com reabertura programada para o dia 1º de dezembro, uma segunda-feira. A medida visa a realização de uma série de melhorias e manutenções essenciais na unidade.
Melhorias na Recepção e Acessibilidade
De acordo com Cabarbosa Pegoraro, diretora do Departamento de Atenção à Saúde, as obras incluem a troca do piso da recepção e a instalação de uma pedra no balcão. Além disso, uma parede será removida para ampliar o acesso, especialmente para usuários cadeirantes. Essas mudanças visam tornar o ambiente mais acolhedor e acessível a todos.
Reformas e Climatização
A reforma abrangerá também a pintura da sala de urgência, a recolocação de telhas na parte frontal da unidade e a instalação de ar condicionado para climatizar a recepção e a sala de espera. A previsão é que as obras, incluindo a manutenção das partes hidráulica e elétrica, sejam concluídas em dez dias.
Atendimento Mantido em Outros Setores
Durante o período de reforma, o atendimento da Atenção Básica, incluindo médicos especializados em clínica médica, ginecologia e pediatria, continuará funcionando normalmente. As especialidades como cardiologia, exames de ultrassom, sala de vacina, farmácia e odontologia também permanecerão em operação. O pronto atendimento será direcionado para outras unidades de saúde.
Alternativas para o Pronto Atendimento
O pronto atendimento de pediatria e clínica médica será redirecionado para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estarão em funcionamento, como a UPA Central, UBS Central, UBS do Quintino II e UBS do Cuiabá. Para facilitar o acesso, será disponibilizado transporte de pacientes, tanto para casos mais amenos quanto para situações de urgência, com uma ambulância disponível para emergências.
Outras unidades básicas de saúde também passarão por reformas até o fim do ano, incluindo a unidade do José Sampaio, com negociações em andamento para que a reforma ocorra ainda em dezembro. As melhorias visam otimizar o atendimento e proporcionar um ambiente mais adequado aos pacientes.
As intervenções programadas visam aprimorar a infraestrutura e o conforto do Pronto Atendimento, garantindo um serviço de saúde mais eficiente e acessível à população.



