CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Unidades Básicas de Saúde dos Jardins Brasilândia, Luíza e Santa Clara, retornam os atendimentos de rotina em Franca

Desde 17 de janeiro esses postos recebiam exclusivamente pacientes com sintomas gripais e de Covid-19
Unidades Básicas de Saúde Franca
Desde 17 de janeiro esses postos recebiam exclusivamente pacientes com sintomas gripais e de Covid-19

Desde 17 de janeiro esses postos recebiam exclusivamente pacientes com sintomas gripais e de Covid-19

Franca retoma atendimentos de rotina em unidades de saúde

Retorno gradual aos atendimentos

As unidades básicas de saúde dos Jardins, Brasilândia, Luisa e Santa Clara, em Franca, retomaram nesta segunda-feira (data a ser confirmada) os atendimentos clínicos e de rotina. Desde 17 de janeiro, esses postos estavam focados exclusivamente em pacientes com sintomas gripais e Covid-19, devido ao aumento na procura após as festas de fim de ano e a circulação da variante Ômicron.

Números e impacto da mudança

A prefeitura de Franca informou que foram realizados cerca de 12 mil atendimentos nesse período de foco em casos de síndromes gripais. A decisão de retomar os atendimentos de rotina se deu pela queda na demanda nos últimos dias, segundo o prefeito Alexandre Ferreira. A necessidade de retomar as consultas e procedimentos de rotina para evitar o agravamento de outros quadros de saúde também pesou na decisão.

Pronto-socorro e outras unidades

Apesar do retorno aos atendimentos regulares nas três unidades de saúde, o Pronto-Socorro Dr. Álvaro Azuz, que já recebeu mais de 32 mil pessoas em 2024, continua exclusivo para casos de Covid-19 e síndromes gripais. Pacientes em Franca com sintomas relacionados à Covid-19 devem procurar o Pronto-Socorro. A prioridade no serviço de telemedicina é para pacientes com necessidade de retorno médico, com consultas agendadas para acompanhamento após a passagem pelo pronto-socorro. As unidades de saúde dos Jardins, Aeroporto e Anita permanecem com atendimentos clínicos de urgência e emergência.

A normalização dos atendimentos nas unidades básicas de saúde representa um importante passo no retorno à rotina médica na cidade, após um período de grande demanda por atendimentos relacionados à Covid-19.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.