CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Unidades de saúde de Franca serão vistoriadas sem aviso prévio

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Sandra Lambert
Unidades de saúde Franca
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Sandra Lambert

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Sandra Lambert

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) anunciou que realizará fiscalizações surpresa em unidades de saúde de Franca. A medida foi motivada por diversas denúncias de erros médicos e negligência, incluindo casos de óbitos sob investigação no pronto-socorro do Dr. Álvaro Azuz.

Denúncias de Negligência e Óbitos

Entre os casos que motivaram a ação do Cremesp, destaca-se o da doméstica Fátima Aparecida Pereira, de 44 anos. Ela buscou atendimento no pronto-socorro com dores abdominais e vômito, sendo internada na Santa Casa após sete idas ao local. Segundo sua irmã, Isabel Pereira, Fátima permaneceu seis dias sem diagnóstico preciso e faleceu após uma parada. A família questiona a falta de diagnóstico e cogita exumar o corpo para apurar as causas da morte.

Outros Casos Sob Investigação

Outro caso que gerou indignação foi o de um paciente de 87 anos que faleceu após cair da maca enquanto aguardava atendimento médico. A filha da vítima, Maria Conceição de Freitas, relata que seu pai, já debilitado, teve o quadro agravado pela falta de assistência. Ela afirma que o paciente esperou por dois dias antes de falecer, atribuindo a morte à negligência no atendimento.

Ação do Cremesp e Alerta às Unidades de Saúde

O conselheiro do Cremesp, Lavine Milton Camarin, informou que o conselho já programou visitas a algumas unidades, sem especificar datas ou locais. O objetivo é diagnosticar os problemas enfrentados pelos hospitais da cidade e buscar soluções junto às autoridades competentes. Camarin alertou as unidades de saúde para que prestem um atendimento digno e atencioso à população, ressaltando que isso é o mínimo que se espera.

As fiscalizações visam garantir a qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes, buscando identificar falhas e promover melhorias no sistema de saúde local.

Veja também

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Quem consegue dizer que não exagerou nem um pouquinho no Natal? E no Réveillon? Com tanta comida e bebida, os exercícios costumam ser deixados de lado. Mas atrásra é hora de juntar toda a força de vontade para recuperar bons hábitos. A nutricionista Thaís Fiurst explica que é preciso ter paciência e confiar que o metabolismo é sábio, sabe voltar ao padrão, a gente só tem de dar uma ajudinha

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.