CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Unidades de saúde de Ribeirão Preto intensificam testagens para HIV e Sífilis

Atividades fazem parte de campanha 'Fique Sabendo', que também promove atividades educativas e de prevenção para a população
Unidades de saúde de Ribeirão Preto
Atividades fazem parte de campanha 'Fique Sabendo', que também promove atividades educativas e de prevenção para a população

Atividades fazem parte de campanha ‘Fique Sabendo’, que também promove atividades educativas e de prevenção para a população

O Dezembro Vermelho, campanha realizada anualmente no estado de São Paulo, Unidades de saúde de Ribeirão Preto, ocorre de 1º a 7 de dezembro e tem como objetivo estimular a população, especialmente pessoas com vida sexual ativa, a realizar testes para HIV, sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Em Ribeirão Preto, a Secretaria de Saúde intensifica ações para ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento dessas doenças.

Ampliação do acesso aos testes

Segundo Mônica Roda Rocha, coordenadora do programa DST da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto, todas as unidades de saúde do município oferecem testes rápidos para HIV, além dos testes convencionais que são enviados para laboratório. A rede também distribui autotestes de fluidez oral, que podem ser realizados em casa. Caso o resultado seja positivo, o paciente deve procurar um serviço de saúde para confirmação e início do tratamento.

Dados epidemiológicos e grupos mais afetados: Nos últimos dez anos, Ribeirão Preto registrou um aumento de 28% na taxa de detecção de HIV e uma redução de 60% na incidência de AIDS. A maior preocupação atual é o aumento dos casos entre homens jovens de 15 a 29 anos, grupo que apresenta crescimento no diagnóstico da doença. O diagnóstico precoce permite tratamento rápido, prevenindo a evolução para AIDS.

Prevenção e tratamento: Existem tecnologias avançadas de prevenção, como a PEP (profilaxia pós-exposição) e a PrEP (profilaxia pré-exposição), indicadas para pessoas com vida sexual ativa intensa ou que tiveram exposição ao vírus. Além disso, pacientes em tratamento com medicação antirretroviral eficaz apresentam carga viral indetectável, tornando-se intransmissíveis.

Outras doenças sexualmente transmissíveis e transmissão vertical: Além do HIV, outras DSTs como sífilis, gonorreia e clamídia são tratáveis e curáveis. A sífilis, considerada uma epidemia global, é difícil de controlar devido à necessidade de tratamento simultâneo dos parceiros. Em relação à transmissão vertical do HIV (de mãe para bebê), Ribeirão Preto não registra casos desde 2017, resultado de um trabalho contínuo de testagem e tratamento durante o pré-natal, uso de fórmula infantil e tratamento precoce dos recém-nascidos.

Informações adicionais

A campanha Dezembro Vermelho reforça a importância da testagem anual para todas as pessoas com vida sexual ativa e a cada seis meses para aquelas com maior exposição. Os testes rápidos têm resultados em até 30 minutos, e os exames laboratoriais em até 24 horas. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para o controle das DSTs e para garantir qualidade de vida aos pacientes.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.